O vereador Franklin (PT) protocolou um requerimento de informações solicitando à Prefeitura de Dourados e à Secretaria Municipal de Educação (SEMED) detalhes sobre o planejamento e as medidas voltadas à valorização dos Especialistas em Educação (coordenadores pedagógicos) e professores-coordenadores da rede municipal.
A ação foi motivada por denúncias e demandas apresentadas por trabalhadores da educação, que apontam a ausência de adicional salarial para os profissionais que acumulam responsabilidades de gestão nas unidades escolares.
“O coordenador pedagógico cumpre uma função estratégica nas escolas, articulando o trabalho docente, acompanhando o processo de ensino e aprendizagem e garantindo a qualidade pedagógica. É inadmissível que esse trabalho siga invisibilizado e sem o devido reconhecimento financeiro”, afirmou Franklin.
No requerimento, o parlamentar questiona:
- Qual o cronograma previsto pela administração municipal para valorização desses profissionais;
- Quais ações já foram realizadas e quais seguem pendentes;
- Quando será enviado à Câmara Municipal um projeto de lei para regulamentar a gratificação por função gestora.
Franklin também solicita o envio de documentos que comprovem as ações adotadas ou previstas, de modo a acompanhar de forma transparente o compromisso da gestão municipal com esses educadores.
Para o vereador, valorizar quem coordena e fortalece o projeto pedagógico das escolas é investir diretamente na qualidade da educação pública e no futuro da cidade.