Vereador do PT se encontrou com Camilo Santana durante ato de inauguração do novo prédio da Reitoria
Dourados recebeu, na última terça-feira (30), a visita do ministro da Educação, Camilo Santana, para a inauguração do novo prédio da Reitoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), construído no campus universitário. O ato consolida o compromisso do Governo Federal com a educação pública no município da Grande Dourados, considerando que a obra, iniciada em 2009, passou por diversas paralisações e foi retomada em 2023, após articulações da bancada federal e da gestão da universidade.
Ao todo, foram investidos R$ 11,8 milhões, sendo R$ 9,8 milhões aplicados na fase final da obra. O novo prédio conta com 3.015,47 m², distribuídos em 226 postos de trabalho e 56 salas em três pavimentos, reunindo a Reitoria, pró-reitorias e setores administrativos.
Durante a visita, o ministro Camilo Santana reforçou a importância do ensino público superior e defendeu a educação como ferramenta de transformação e inclusão social, citando a expansão da universidade aos povos indígenas. “Um país só se torna soberano e independente quando se investe fortemente em educação. E são as universidades responsáveis pela pesquisa, pela inovação e pela ciência através das instituições federais públicas”, afirmou.
Camilo destacou ainda que o Governo Federal tem como meta a retomada de todas as obras de infraestrutura inacabadas em gestões anteriores. “A determinação do presidente é que todas as obras inacabadas sejam retomadas, incluindo universidades, institutos federais e unidades de educação básica”, disse. “Lula é o presidente que mais investiu na história do país em educação, interiorizando o ensino superior e dando oportunidade de concluir um curso superior”, completou.
Para o vereador Elias Ishy, o ato representa a luta coletiva em defesa do ensino público de qualidade. “É investindo na educação que nós vamos ter uma sociedade mais respeitosa e mais feliz. Isto é fruto de uma construção coletiva que conquistamos com políticas públicas que beneficiam toda a sociedade”, enfatizou o vereador, que também é presidente da Comissão de Educação do Legislativo.
Já o reitor da UFGD, Jones Dari Goettert, considera que a vinda do ministro a Dourados valoriza a gestão e a educação pública no Mato Grosso do Sul. “Esse prédio é o símbolo da valorização da educação brasileira, da pesquisa, da extensão, da inovação e da cultura, mas, fundamentalmente, do respeito a todo o povo brasileiro aqui representado por mais de 40 nações na UFGD, e também por brasileiros e brasileiras que sempre lutaram pela democracia, pela soberania e pela autonomia”, afirmou.