Vereador sugere criação de pontos de apoio em espaços públicos como suporte à Ronda Ostensiva Motorizada da GMD
Atendendo à solicitação dos agentes da Guarda Municipal de Dourados (GMD) que integram a Ronda Ostensiva Motorizada (Romo), o vereador Elias Ishy (PT) encaminhou indicação ao prefeito, durante sessão ordinária desta segunda-feira (13), solicitando a implantação de bases de apoio à equipe, distribuídas em diferentes espaços públicos do município.
Por sugestão dos próprios agentes, o parlamentar indica a criação de bases em praças e parques públicos onde há maior incidência de denúncias e casos de depredação do patrimônio, nos mesmos moldes da estrutura já existente no Parque Antenor Martins.
“Segundo os agentes de segurança, a criação dessas bases visa otimizar as atividades operacionais, proporcionar melhores condições de trabalho e garantir a presença contínua da segurança pública em locais estratégicos do município”, destacou o vereador.
Criada em 2018, a Romo conta com agentes capacitados e equipados com motocicletas de 650 cilindradas, o que garante maior agilidade e eficiência nas ações de patrulhamento. Com treinamentos especializados, operações ágeis e presença constante em eventos, o grupamento desempenha papel fundamental no combate à criminalidade e na segurança da população.
Para integrar a equipe, o agente precisa concluir a Academia de Formação da GMD e se voluntariar para o Treinamento Romo, curso específico que ensina técnicas avançadas de motopatrulhamento, escolta e abordagens de alto risco.
O documento foi encaminhado ao prefeito Marçal Filho, com cópias aos secretários municipais João Alcântara Filho (Governo), Jorge Luís de Lúcia (Obras Públicas) e ao comandante da GMD, Jamil da Costa Matos.