Evento promovido pelas regionais CNBB Oeste 1 e Centro Oeste colheu propostas para a COP 30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA)
O vereador Elias Ishy (PT) participou na terça (5) e quarta-feira (6), do encontro preparatório rumo à COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que será realizada em Belém (PA). O evento foi promovido pelas regionais CNBB Oeste 1 (MS) e CNBB Centro-Oeste (GO e DF), onde reuniu bispos, presbíteros, religiosos, seminaristas, lideranças leigas e convidados, num compromisso coletivo com a defesa da vida.
A atividade está alinhada ao chamado do Papa Francisco na ‘encíclica Laudato Si’, que convoca à “conversão ecológica” e ao compromisso com o cuidado da Casa Comum. Entre as principais preocupações apontadas estão o desmatamento do Cerrado e do Pantanal, incêndios criminosos, avanço da monocultura, assoreamento de rios, uso abusivo de agrotóxicos, perda de biodiversidade e expulsão de povos originários de seus territórios.
O presidente da CNBB Centro-Oeste, Dom Waldemar Passini Dalbello, destacou que cuidar da criação é “questão de fé e humanidade” e citou a necessidade de enfrentar a exploração predatória do solo e a degradação das águas. “É importante para nós este caminho que vai nos incluindo na promoção por uma educação ambiental, havendo uma marca de conversão. Em nosso bioma, o Cerrado, há as fontes de preocupação, como a expansão do setor produtivo, desmatamento, exploração do solo e a preservação das águas”, disse.
Um dos painéis, conduzido pelo bispo Dom Jeová Elias Ferreira, reforçou o papel histórico da Igreja na defesa da justiça socioambiental, na formação de consciência crítica e na mobilização popular, sempre em diálogo com políticas públicas. Para o vereador Elias Ishy, o evento contribui para que a sociedade se mobilize nas questões ambientais, levando o debate para todas as comunidades. “A Igreja tem essa preocupação histórica e, encontros como este contribui para sensibilizar a população sobre a urgência de medidas contra o aquecimento global, cujos efeitos já são sentidos em diversos locais da Terra”, afirmou.
Além das conferências, o evento contou com momentos de espiritualidade, partilha entre os regionais, troca de experiências e discussão sobre as diversas realidades socioambientais enfrentadas em cada território.