Vereador do PSD, também guarda municipal, se preocupa com o serviço que está suspenso
Durante a 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada na última segunda-feira (4), o vereador Inspetor Cabral (PSD) apresentou indicação solicitando o retorno do atendimento psicológico aos servidores da Guarda Municipal de Dourados (GMD).
A proposta tem como objetivo garantir o cuidado contínuo com a saúde mental dos profissionais que atuam na linha de frente da segurança pública do município. O documento foi encaminhado ao prefeito Marçal Filho, ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, João Alcantara Filho, ao secretário municipal de Saúde, Márcio Grei Alves Vidal de Figueiredo, e ao comandante da Guarda Municipal, Jamil da Costa Matos.
O serviço de acompanhamento psicológico, que já foi disponibilizado anteriormente aos guardas municipais, encontra-se atualmente suspenso. Diante disso, Cabral destacou a importância da reativação imediata desse atendimento, considerando os elevados níveis de estresse, risco e exigência emocional que marcam o dia a dia da categoria.
“Cuidar da saúde mental dos agentes é uma forma concreta de valorizar o trabalho realizado pela segurança da população. A assistência psicológica não é um luxo, é uma necessidade”, afirma o vereador, guarda municipal há 25 anos.
A indicação destaca que o atendimento pode ser disponibilizado por profissionais da rede municipal de saúde, ou ainda, por meio de convênios e parcerias, conforme viabilidade da administração pública.
Cabral reforça que a proposta visa fortalecer a saúde ocupacional, prevenir o adoecimento psíquico e promover qualidade de vida aos guardas municipais.