Ir para o conteúdo

Câmara Municipal de Dourados - MS e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
JUN
25
25 JUN 2026
GERAL
Câmara de Dourados apresenta moção de apoio aos funcionários da Embrapa
receba notícias
Iniciativa do vereador Elias Ishy destaca importância estratégica da empresa para o desenvolvimento científico, tecnológico e produtivo do país
A Câmara Municipal de Dourados apresentou uma Moção de Apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em reconhecimento à mobilização nacional realizada nas unidades da instituição em defesa da valorização profissional e do avanço das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2026/27. A moção foi encaminhada à presidência da Embrapa, à Embrapa Agropecuária Oeste, à Presidência da República, à Casa Civil, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.

A iniciativa é do vereador Elias Ishy (PT), com o apoio de vereadores infra-assinados, que destacou a importância estratégica da Embrapa para o desenvolvimento científico, tecnológico e produtivo do país, especialmente por meio do trabalho desenvolvido pela Embrapa Agropecuária Oeste, sediada em Dourados.

Segundo o documento, a Embrapa é um dos maiores patrimônios científicos e tecnológicos do Brasil, responsável por pesquisas e inovações que transformaram a agricultura nacional, fortaleceram a segurança alimentar e impulsionaram o desenvolvimento econômico em diversas regiões do país.

A manifestação da Câmara reconhece a legitimidade da mobilização nacional dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa, que reivindicam avanços nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho. Entre as principais pautas apresentadas estão a valorização profissional, a recomposição salarial, melhorias nas condições de trabalho, ampliação de benefícios e medidas de prevenção ao assédio moral e sexual no ambiente laboral.

O documento também destaca a necessidade de reconhecimento da elevação da escolaridade dos cargos de Assistente e Técnico. Muitos empregados buscaram qualificação por meio de graduação, especialização e pós-graduação, contribuindo diretamente para o fortalecimento da pesquisa pública brasileira, mas ainda enfrentam limitações quanto ao reconhecimento institucional dessas conquistas acadêmicas.

Para Ishy, a valorização dos trabalhadores da Embrapa vai além de uma questão trabalhista. “Estamos falando de profissionais que contribuem diariamente para o fortalecimento da ciência, da inovação, da pesquisa agropecuária e da soberania alimentar do Brasil. Valorizar esses trabalhadores é fortalecer uma instituição que presta serviços essenciais ao desenvolvimento do país”, afirmou.

Ao final, a Câmara de Dourados conclama a direção da empresa e o Governo Federal a ampliarem o diálogo e a negociação com a categoria, buscando soluções que garantam melhores condições de trabalho e o devido reconhecimento aos profissionais que atuam na construção do conhecimento científico e tecnológico brasileiro.
 
Fonte: Assessoria/CMD
VINCULADOS À PÁGINA:
Elias Ishy
Seta