Emenda proposta por Daniel Júnior altera Lei para reconhecer o autor da proposição original
A Câmara Municipal de Dourados prestou homenagem ao ex-vereador Creusimar Barbosa, falecido no último dia 20 de janeiro, ao aprovar, durante as sessões ordinárias realizadas nesta segunda-feira (9), emenda da Lei nº 4.868, passando a denominá-la “Lei Creusimar Barbosa da Silva”, em reconhecimento justo e merecido ao parlamentar, autor da proposição original apresentada no exercício de seu mandato na Casa Legislativa.
Aprovada em julho de 2022, a referida Lei representou um avanço na promoção da acessibilidade e da inclusão social no município de Dourados, ao assegurar a disponibilização de carrinhos de compras adaptados em hipermercados e supermercados, garantindo maior autonomia, dignidade e respeito às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Propositor da ementa aprovada, o vereador Daniel Júnior (PP) afirma que a medida aprovada por unanimidade constitui um reconhecimento público e institucional ao trabalho legislativo desenvolvido pelo idealizador da Lei. “A atuação do Creusimar foi marcada pelo compromisso com políticas públicas voltadas à justiça social, à defesa dos direitos das pessoas com deficiência e à construção de uma cidade mais humana e inclusiva”, afirma.
Acessibilidade e Promoção da Dignidade
Creusimar Barbosa faleceu aos 65 anos ao não resistir à uma cirurgia cardíaca. Natural de Mirante do Paranapanema (SP), construiu em Dourados uma trajetória marcada pelo compromisso com as causas sociais e pelo cuidado com as pessoas que mais precisavam da atuação do poder público. Morador do distrito de Vila Vargas, foi vereador por um mandato, no período de 2021 a 2024.
À frente da Comissão de Assistência Social, Creusimar se dedicou à construção de projetos, ações e melhorias com impacto real na vida da população mais vulnerável, sempre pautado pelo diálogo, pela escuta e pela busca de soluções concretas. Destacou-se pela firme atuação em defesa das pessoas com deficiência física, sendo um defensor da acessibilidade e da promoção da dignidade, da autonomia e do respeito às diferenças. Seu trabalho refletia sensibilidade social e profundo senso de justiça.