Sergio Nogueira assina protocolo de recebimento da Escola do Legislativo
Vereador Sergio Nogueira acompanhado do ex-presidente da Abel, Florian Madruga (à esq.)
Foto: Luciana Nassar/Alems
19/06/2023 13:55

Durante o 37º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), o vereador Sergio Nogueira (PSDB), primeiro presidente da Escola do Legislativo Professor Wilson Valentim Biasotto, criada pela Câmara Municipal de Dourados, assinou o protocolo de recebimento. “Já estamos trabalhando em um plano de ação para desempenhar as funções que nos foram designadas”, garante.

A equipe da escola douradense também participou do evento, realizado na semana passada no Bioparque Pantanal, em Campo Grande. “Em 2021, apresentamos um projeto de lei para instituir a Escola do Legislativo. Como se trata de uma prerrogativa da mesa diretora, conseguimos com o presidente, Laudir Munaretto [MDB], o compromisso da implantação. Com a instalação oficial da escola, fico muito feliz e honrado, principalmente por ser o primeiro a presidi-la. É uma oportunidade de aproximar o Legislativo Municipal das demais instituições da sociedade civil”, destaca Nogueira.

O vereador ressalta o papel da Escola do Legislativo em trazer a educação legislativa e, ainda, fomentar o exercício pleno da cidadania. “Além de oferecer aos parlamentares e aos servidores da Câmara suporte conceitual e treinamento para a elaboração de leis e para o exercício das atividades profissionais das áreas administrativa e legislativa, a escola também tem como objetivo desenvolver ações de educação para a cidadania, visando a aproximação da sociedade ao parlamento municipal, principalmente a comunidade estudantil, como forma de colaborar com a realização de atividades parlamentares e políticas”, enfatiza.

No 37º encontro, participantes de 19 Estados e do Distrito Federal estiveram no auditório em que foram realizadas assinaturas de protocolos e eleição da nova presidência da Abel, além de lançamento do Código de Defesa do Consumidor em Miúdos. Florian Augusto Coutinho Madruga, que presidiu por 20 anos a Abel, prestigiou o evento. “A Abel, que começou em 2003 no Senado Federal, com cinco escolas do legislativo e de contas, agora conta com 357 funcionando permanentemente. É um caso de sucesso, pois, tudo na vida depende de educação”, relata Madruga.