Momento histórico: Câmara de Dourados instala Escola do Legislativo
1ª atividade da equipe será participação em encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo
Reunião de instalação da Escola do Legislativo Professor Wilson Valentim Biasotto
Foto: Francielle Grott/CMD
13/06/2023 12:43

Mais uma ferramenta de transparência, integridade e de promoção de qualidade na prestação de serviços chega à Câmara Municipal de Dourados. A Escola do Legislativo Professor Wilson Valentim Biasotto, já com pedido de filiação à Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), foi instalada hoje (13). Em breve, terá seu regimento. E de amanhã (14) até sexta-feira (16), a sua equipe participará do 37º Encontro da Abel, em Campo Grande.

A escola douradense irá capacitar os servidores do Poder Legislativo local e também de demais Câmaras de Vereadores da Grande Dourados. Além do mais, será instrumento de integração com a sociedade civil, num contexto de harmonia entre a Casa de Leis e a população, por exemplo disseminando conhecimentos sobre cidadania e fazendo intercâmbio de informações com alunos, professores e funcionários de escolas da educação básica.

Criada oficialmente por meio do Decreto Legislativo Municipal 1.408/22, a escola visa “oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades legislativas e afins”. Dentre as primeiras ideias estão: fazer integração com o Interlegis, programa do Senado Federal para as Casas Legislativas brasileiras, e realizar programa de concessão de bolsas, concursos, premiações e outros projetos educativos, de qualificação, motivacionais e de resgate histórico da Câmara Municipal de Dourados.

“É pública e notória a importância de uma escola do legislativo para fazer com que a instituição cumpra seu papel com mais eficiência e eficácia”, expõe o vereador Sergio Nogueira (PSDB), primeiro presidente da escola. Então, para ele, é fundamental que o Legislativo fortaleça seu trabalho e demonstre sua relevância à comunidade, algo possível também por meio da escola.

A instalação da escola, um momento histórico, ocorreu em reunião no gabinete da presidência da Câmara, com presença do vereador-presidente, Laudir Munaretto (MDB). Ele acredita que esta nova unidade de formação, um sonho da mesa diretora ora concretizado, trará resultados positivos. “Iremos deixar nossa marca e nossa forma de administrar”, ressalta o mdbista.

Equipe da escola

A Escola do Legislativo de Dourados tem em seu organograma, além de Nogueira, que no ato de instalação esteve acompanhado de sua chefe de gabinete, Doracy Moraes dos Santos: o procurador jurídico-adjunto Carlos Augusto de Melo Pimentel, como diretor; e a técnica em redação legislativa e professora doutora Maisa Barbosa da Silva, como coordenadora pedagógica.

O conselho geral da escola da Câmara Municipal de Dourados tem a seguinte composição: Leandro Luiz Belon, procurador jurídico; Tatiane Cristina da Silva Moreno, diretora legislativa; Ligia Galando Montilha, assessora técnica; e Paulo Vinicius Rivas Cardoso, assessor parlamentar. O ato de composição dos membros foi publicado em Diário Oficial na quarta (7).

Texto/Fonte: Assessoria/CMD