Vereadores aprovam abertura de postos de saúde à noite em Dourados
A proposta do vereador Dr. Diogo Castilho será agora encaminhada ao prefeito Alan Guedes que decidirá se sanciona ou veta a emenda aprovada, no Legislativo
Vereador Diogo Castilho é autor da emenda que prevê a reserva de recursos para abertura de postos de saúde no período noturno em Dourados
05/12/2022 12:00

Foi aprovada com 16 votos favoráveis e três ausências, a Emenda Aditiva, nº 35, de autoria do vereador Dr. Diogo Castilho (PSDB), que pede ao Poder Executivo que estenda o horário de atendimento, em quatro postos de saúde de Dourados, por no mínimo 60 horas, abrindo assim no período noturno.

A medida prevê que o município reserve recursos para abrir à noite, as UBSs – Unidades Básicas de Saúde, das regiões do Jardim Água Boa, Jardim Maracanã, Altos do Indaiá e do Distrito de Vila Vargas.

“Realizamos alguns levantamentos e percebemos a necessidade de o município ofertar serviços de saúde, na Atenção Básica, à noite. Muitos trabalhadores deixam de cuidar da saúde, para não pegar atestado médico, por medo de perder o emprego. Da mesma forma, pais que trabalham ou têm filhos estudando no ensino integral precisam de UBSs funcionando em período noturno para que consigam cuidar da saúde das crianças”, explicou o vereador propositor da emenda.

Dr. Diogo Castilho, que é médico cirurgião, ressalta que o horário diferenciado de atendimento na Atenção Básica irá contribuir para desafogar a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que muitas vezes recebe pacientes com problemas de saúde de baixa complexidade e que podem ser atendidos nesses postos de Saúde.

“Fiquei muito feliz em ver que a maioria dos colegas vereadores assinaram junto comigo a emenda e votaram favorável ao projeto. Quem ganha com isso é a população que terá mais saúde e atendimento em horário diferenciado”, comemorou o parlamentar.

A emenda aditiva, de nº 35, será agora encaminhada ao Poder Executivo, onde o prefeito Alan Guedes decidirá se sanciona ou veta a proposta que prevê a abertura à noite, das quatro UBSs.