Vereadora Tânia cobra agilidade na assistência às famílias desabrigadas por temporal em Dourados
Tania Cristina quer agilidade no atendimento às vítimas do temporal do final de agosto
Foto: Francielle Grott/CMD
12/09/2023 10:25

Nesta segunda-feira (11), durante a 30ª sessão ordinária da Câmara Municipal, a vereadora Tânia Cristina (PP) apresentou requerimento cobrando agilidade nas ações da Prefeitura de Dourados/Secretaria de Assistência Social de atendimento às famílias que tiveram suas casas destruídas pelo temporal do dia 30 de agosto.

A vereadora mencionou que “em aproximadamente 15 dias, pouca coisa, para não dizer nada, foi realizada pela Administração. Os moradores continuam me ligando, mandando mensagens, cobrando medidas que, sabemos, devem partir do Executivo, mas que temos a atribuição de cobrar”.

No requerimento, Tânia requer informações sobre “quais medidas foram adotadas para atender essas famílias carentes que tiveram o infortúnio de serem atingidas pelos danos do temporal; e qual a razão das casas ainda estarem destelhadas em residenciais, como por exemplo, os do bairro Idelfonso Pedroso, considerando que a Defesa Civil do Estado adquiriu 1.200 telhas para atender até 180 famílias no dia 04 de setembro”.

A parlamentar demonstra preocupação, uma vez que, no sábado (09), essas famílias enfrentaram nova chuva e as casas permanecem destelhadas, “com sério risco do teto ceder, desabar, considerando que, de acordo com a meteorologia, há previsão de chuva para quarta-feira e frente fria para os próximos dias”.

Tania afirma ainda que “a população reclama por não ter nenhuma movimentação da prefeitura, além de, no primeiro momento, espetacularizar os danos, tendo entregue lonas, porém sem nenhuma outra medida subsequente tomada”.

“Já no que se refere aos telefones direcionados ao atendimento de plantão, seja da Secretaria de Assistência Social ou Defesa Civil, os moradores alegam não estarem sendo atendidos, nem recebido assistência. Então que a Administração apresente respostas”, conclui Tânia Cristina.

No requerimento, a vereadora ainda cobra reparos no prédio do Ceim Argemira Rodrigues Barbosa, que também sofreu danos em razão do temporal e tem sido alvo de reclamações quanto ao estado de precariedade, por parte de pais, moradores e professores.