Vereador Laudir visita projeto Bombeiros do Amanhã na sede da Guarda Mirim
Vereador Laudir em visita na sede da Guarda Mirim
28/03/2022 10:29

Na última quinta-feira (24), o vereador Laudir Munaretto (MDB) visitou o projeto “Bombeiros do Amanhã”, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, desenvolvido em Dourados desde 2020, por meio de uma parceria entre o 2º Grupamento de Bombeiros Militar e a Guarda Mirim.

O projeto ocorre toda terça-feira e quinta-feira, na sede da Guarda Mirim de Dourados, no período matutino e vespertino, sempre no horário oposto ao turno escolar. Ao todo, 48 crianças e adolescentes entre nove e 14 anos são atendidos, metade em cada turno.

Coordenado pelo Subtenente Orides Piveta Júnior e o Tenente Coronel Humberto José Sepa de Matos Filho, a seletiva para o Bombeiros do Amanhã ocorre todo início de ano, gratuitamente. As ações desenvolvidas não podem conflitar com as atividades e/ou conteúdos do sistema de ensino regular (Educação Básica).

De acordo com o instrutor Piveta, o projeto corrobora “com a formação de uma cultura de prevenção e proteção a vida, formando cidadãos cônscios de suas responsabilidades e direitos perante a sociedade”, afirmou.

As atividades desenvolvidas abrangem a história do Corpo de Bombeiros; educação moral, cívica e cidadania; prevenção de acidentes domésticos; noções de primeiros socorros; noções de hierarquia e disciplina; noções de ordem unida; e noções de prevenção e combate a princípios de incêndios.

Também são trabalhados temas como preservação da vida e do meio ambiente; saúde e higiene pessoal; segurança e comportamento no trânsito; liderança e trabalho em equipe; e atividades físicas.

Para Laudir, “essa é uma oportunidade das crianças e adolescentes aprenderem sobre responsabilidades cívicas, além de promover a orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e inclusão”, explicou o vereador.