Vereador Juscelino cobra insumos odontológicos para as UBS e cita compra de kits de robótica
Juscelino aponta descaso da administração municipal com questionamentos de seu gabinete
Foto: Francielle Grott/CMD
15/03/2023 09:43

Durante a sexta sessão ordinária da Câmara de Dourados, na segunda-feira (13), o vereador Juscelino Cabral (PSDB) fez uso da tribuna para cobrar do executivo municipal explicações sobre a falta de materiais e insumos para os gabinetes odontológicos instalados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Lembrou que em dezembro de 2022 fez requerimento ao executivo com indagações a respeito e a resposta foi dada somente agora, no dia 01 de março de 2023, com seguinte teor: “... em referência ao processo de insumos odontológicos, este se encontra em fase final de adequação do edital, com previsão para publicação da licitação até dia 25 de janeiro de 2023. O processo de aquisição de brocas e limas de uso odontológico está em fase de parecer jurídico, com estimativa de publicação do edital para a primeira semana do mês de fevereiro do corrente ano de 2023”.

Mediante resposta do executivo, que chegou após todas as suas projeções e não constar no requerimento do vereador a compra de brocas e limas, Juscelino disse que “está claro que fizeram um 'control C x control V'”. Ou seja, “vamos mandar para o vereador, mas ele não vai ler e vai passar batido. Mas acontece que é vergonhoso isso aí”, considerou Juscelino.

Ainda durante a sessão, o vereador citou a licitação destinada à compra de kits de robótica escolar em 2022, que totalizou R$ 8.753.000,00. O executivo usou o sistema de ‘carona’, termo popularmente utilizado quando há a possibilidade de utilização de ata de registro de preço de outro órgão público, desde que haja aceite por parte do fornecedor vencedor e do órgão gerenciador da ata.

Juscelino questionou por que não foi considerado o uso desse mesmo recurso para a compra de insumos odontológicos e afirmou que seria quase impossível não haver nenhuma cidade no Brasil que pudesse se beneficiar da compra conjunta de insumos odontológicos. “Ficamos indignados ao saber que existem soluções para esses problemas, mas por falta de vontade ou de gestão a devida providência não é tomada”, disse.

“Eu não quero ler outra carta de uma criança no final do ano para o Papai Noel, pedindo que não quer sentir dor de dente”, desabafou o vereador Juscelino Cabral, sobre crianças que sofrem por não ter atendimento odontológico eficiente na rede pública local.