Vereador Ishy questiona ampliação da coleta seletiva e unidade de compostagem
- “Com o aumento populacional, o lixo também aumenta e precisamos encontrar alternativas sustentáveis para essa destinação”, afirma -
Vereador Elias Ishy defende ações pela sustentabilidade
Foto: Valdenir Rodrigues
10/05/2021 11:00

O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou à prefeitura de Dourados um requerimento questionando informações referentes à gestão de resíduos sólidos, coleta seletiva e unidade de compostagem. “Estamos pensando em sustentabilidade com uma Cidade Agroecológica e precisamos pensar nos pilares: meio ambiente, impacto social e economia, por isso solicitamos esses dados à gestão”, afirma.

Ishy explica que a coleta seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo. Já a compostagem, relata, é o processo de reaproveitamento do lixo orgânico, separado acertadamente e coletado, onde a matéria orgânica é transformada em adubo natural, aparecendo como uma ótima solução para reduzir o volume do que é encaminhado para os aterros e que podem gerar mau cheiro no município.

Quanto às Unidades de Compostagem, tendo sua previsão relatada no Plano Municipal de Saneamento, Ishy pergunta qual a previsão para a construção dessas unidades e pede que seja encaminhado o cronograma e situação atual. Além disso, quais as possíveis dificuldades do município em executar essas obras, bem como a viabilidade econômica suficiente a partir do uso de verbas dos Fundos Municipais de Saneamento e Meio Ambiente.

Em relação às coletas seletivas em residências, o parlamentar indaga quais bairros e qual a porcentagem de área atendida com esse serviço, se há previsão para ampliar a coleta seletiva e também solicita o calendário, com etapas e prazos. Ele quer saber qual o volume coletado, atualmente, e a destinação para além da Agecold - Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados.

Por fim, o vereador pergunta se há algum estudo em andamento para a implantação de Central de Triagem de resíduos sólidos no município. “Com o aumento populacional, o lixo também aumenta e precisamos encontrar alternativas sustentáveis para essa destinação”, finaliza.