Vereador Elias Ishy cobra efetivação da Ouvidoria do SUS no município
Ishy pede imediata nomeação de servidor (à dir.) devido à importância da Ouvidoria do SUS
08/05/2023 14:03

O vereador Elias Ishy (PT) oficializa, na sessão ordinária de hoje (8), a cobrança pela efetivação da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) em Dourados. O servidor público Jhonatan Willian Silva foi eleito ouvidor no dia 7 de março e até o momento não foi efetivado. “Não é um simples cargo, é um instrumento de controle social e um canal de comunicação que contribui no recebimento dos anseios da população, seja por meio de denúncias, reclamações, elogios ou críticas, daí sua importância", afirma o parlamentar.

Silva é agente de combate a endemias no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Participa ativamente das lutas da categoria, por meio do Sindicato Regional de Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias de Dourados (Sindcracse), e conhece profundamente os principais anseios dos cidadãos, além dos déficits e problemas da saúde pública.

Ele explica que a Ouvidoria da Saúde, além de promover a interação entre o cidadão e o gestor de saúde, atende às reivindicações, pois é o canal de comunicação que contribui para a participação social, a fim de facilitar a fiscalização da qualidade dos serviços. “Não entendemos a dificuldade de fazer valer a escolha da maioria dos servidores. É um trabalho que só tem a somar com a gestão e a sociedade”, diz Ishy.

A assessoria do parlamentar de Dourados fez diversas tentativas de contato na manhã de hoje (8) nos contatos disponibilizados pela prefeitura (fixo e 0800), mas sem sucesso. “Pedimos a imediata nomeação, devido à importância desse trabalho”, finaliza o vereador.