Vereador Elias Ishy celebra e honra agentes de saúde e de endemias
Sessão solene será realizada hoje (4), na sede do sindicato da categoria, a partir das 14h30
Ishy reitera compromisso de continuar a apoiar e lutar em favor da categoria
Foto: Francielle Grott/CMD
04/10/2023 11:15

Hoje (4), a comunidade de Dourados se reunirá para celebrar o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias. Uma das figuras que têm luta antiga em prol desses profissionais é o vereador Elias Ishy (PT), propositor de uma sessão solene em conjunto com o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate de Endemias da Região da Grande Dourados (Sindracse).

A cerimônia, que será realizada na sede do sindicato, no Jardim Guaicurus, a partir das 14h30 de hoje (4), não apenas prestará homenagens, mas também relembrará a luta em favor dessa categoria essencial. Entre as principais lembranças levantadas pelo vereador estão as melhores condições de trabalho e salário, reconhecendo a importância do papel dos agentes na saúde da comunidade.

Ishy lembra que durante a pandemia da Covid-19 a categoria trabalhou incansavelmente para garantir o atendimento à população, inclusive o acesso à vacina. À época, o vereador também cobrou medidas do Poder Público para que eles tivessem acesso às medidas de biossegurança necessárias para desempenhar seu trabalho de maneira segura.

O parlamentar sempre defende a necessidade de garantir que esses profissionais recebam os repasses adequados de incentivos estaduais e federais para que possam continuar a prestar serviços de qualidade à comunidade. Lutou, ainda, pelo cumprimento da emenda constitucional que garante o piso salarial para a categoria.

Além disso, Ishy tem aberto, diversas vezes, o diálogo com a categoria e incentivado o uso da tribuna livre, durante as sessões ordinárias, para que os agentes expressem suas preocupações e seus desafios aos representantes do governo. Também organizou eventos significativos, como o 1° Debate Seminário sobre os direitos e deveres dos agentes e uma audiência pública para discutir o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).

“Neste Dia Nacional, reitero meu compromisso de continuar a apoiar e lutar em nome desses profissionais, que desempenham um papel crucial na promoção da saúde e no bem-estar do nosso município. A sessão solene em homenagem é uma expressão concreta desse reconhecimento”, finaliza Ishy.