Vereador Cirilo sugere criação do conselho escolar antidrogas
10/11/2016 07:00

Sub-título

Em indicação que fez ao prefeito Murilo Zauith (PSB), com cópias aos secretários Ilda Miya Kudo Sequia, da Educação, e José Jorge Filho, de Governo, o vereador Cirilo Ramão Ruiz (PMDB) pede que sejam viabilizados estudos e tomadas providências visando à criação do Conselho Escolar Antidrogas em todos os estabelecimentos da Rede Municipal de Ensino de Dourados.

Segundo justifica o vereador, a criação de um Conselho Escolar Antidrogas nas escolas douradenses tem o objetivo de oferecer orientação e instrumentos preventivos no combate ao uso de entorpecentes, bebidas alcoólicas e tabaco. "A efetivação desse trabalho envolverá ativamente a participação do próprio aluno, conjuntamente com professores e gestores, pais de alunos e comunidade", sugere.

Cirilo justifica ainda que as drogas têm chegado cada vez mais cedo na vida de crianças e adolescentes. "E engana-se quem pensa que os alunos da rede pública estão mais expostos que os da rede privada de ensino", diz, observando que a maconha, o tabaco e o álcool ainda são as drogas mais consumidas, mas os sintéticos como o LSD (popularmente chamado de ácido ou doce), o MDMA e o ecstasy (conhecido como bala) começam a ganhar aderência.

"Essas últimas são classificadas como ‘drogas limpas’, pois não exalam odor e não exigem um ritual de preparo. Por outro lado, temos o crack. Os problemas causados pelo tráfico da droga e uma realidade em nosso município", explica.

Ainda de acordo com o vereador, seguindo as diretrizes e metas traçadas pelo Conad (Conselho Nacional Antidrogas), o acolhimento dos alunos na própria escola resultará em reflexões sobre o tema. "Isso facilitará a aplicação de políticas públicas para a prevenção e o combate ao uso de drogas", avalia.

Vereador Cirilo Ramão quer prevenir e combater o consumo de drogas entre jovens e adolescentes (Foto – Thiago Morais/CMD)