Toninho Cruz solicita viveiro de mudas próximo às redes de tratamento de esgoto
30/07/2019 12:10

30/07/2019 12h08 - Por: Assessoria

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (29), o vereador Toninho Cruz solicitou a prefeita Délia Godoy Razuk, ao diretor presidente da Sanesul Walter Benedito Carneiro Junior e ao secretário municipal de Governo Dr. Celso Antônio Schuch Santos, para que adote providências no sentido de viabilizar um viveiro de mudas de árvores nas áreas de tratamento de esgoto em Dourados principalmente na Vila Cachoeirinha e bairros adjacentes.

O parlamentar faz a indicação à empresa de saneamento básico Sanesul, na pessoa de seu presidente Walter Benedito Carneiro Junior, para verificar a possibilidade de implantar um viveiro de mudas de arvores em áreas de tratamento de esgoto, principalmente na Vila Cachoeirinha.

Preocupado com o reflorestamento de áreas degradadas na cidade, a intenção desta indicação é conciliar a preservação do meio ambiente e uma gestão preocupada com a natureza. "A implementação deste viveiro atenderá não apenas a Sanesul, mas também a cidade de Dourados com um todo, como por exemplo o córrego do Laranja Doce, Rio Dourados, a mata auxiliar do Córrego Rego D’água e repovoamento de matas nativas em geral.

Pesquisa divulgada pelo Instituto Florestal de São Paulo (IF) comprovou que área onde ocorre capitação de água para tratamento que possuem vegetação, apresentam capacidade de oferecer água com mais qualidade e melhor distribuição.

De acordo com a engenheira sanitarista e ambiental da Sanesul, a Dra. Daniela Nantes de Almeida, o cultivo de árvores oferece inúmeros benefícios para o ciclo da água, interferindo no abastecimento do lençol freático, na rapidez e volume de chegada da água aos rios e também na qualidade que retorna para a atmosfera através da transpiração das suas folhas, repondo o vapor d’água na atmosfera.

"Desta forma, encaminho esta proposição no sentido de sensibilizar o Poder Público Municipal para que realize um estudo de viabilidade de implementação de um viveiro de mudas de árvores nas áreas de tratamento de esgoto, principalmente na ‘Vila Cachoeirinha’, entre outros bairros", destacou o vereador Toninho Cruz.

Vereador Toninho Cruz fez a indicação à Sanesul, na pessoa de seu presidente Walter Benedito Carneiro Junior (Foto: Divulgação)