“Temos uma Câmara que tem na sua pauta o Samu de Dourados”, destaca Marcelo Mourão
Solenidade na sexta-feira (31) marcou os 15 anos do Samu em Dourados
Foto: Francielle Grott/CMD
04/04/2023 08:30

O vereador Marcelo Mourão (Podemos) destacou durante sessão solene em comemoração aos 15 anos do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que a Câmara Municipal de Dourados mantém constantemente debates para agregar em melhorias no serviço da instituição. O evento foi uma proposição do vereador Laudir Munaretto (MDB) e ocorreu na sexta-feira (31).

“Do ponto de vista político, quero destacar que nós temos uma Câmara de vereadores que tem na sua pauta o Samu. Estamos sempre dispostos a debater e discutir programas e estratégias que apoiam o serviço”, enfatizou com o apontamento de que as equipes levam esperança para a população.

O parlamentar destacou que os profissionais atendem diversas situações que vão além das ocorridas em acidentes de trânsito como casos obstétricos, casos pediátricos, casos na área da psiquiatria, além de casos na categoria trauma, entre outros. Além disso, atendimentos clínicos variados são feitos pelas equipes como de AVC (Acidente Cardiovascular Cerebral), convulsão, dor abdominal, diabetes, esquizofrenia, alcoolismo, febre, epilepsia, hipoglicemia, além de tentativas de suicídio.

“São profissionais que são acionados pelo fato de algo grave estar acontecendo ali e precisam lidar com as pessoas em um momento difícil. Destaco aqui cada um que faz parte desse processo e também o doutor Messias Villa Mendonça que lidera uma equipe desse tamanho, dessa complexidade, não é uma missão fácil”, apontou.

Outro ponto destacado pelo vereador do Podemos é que os profissionais, com a vontade e o trabalho demonstrados em Dourados, têm inspirado crianças e jovens a seguirem carreira na área da saúde.

O Samu de Dourados mantém uma média de 100 atendimentos por dia, contando com ambulâncias e motolâncias e a equipe projeta uma nova base nos próximos anos.