Sessão solene amanhã (13) vai homenagear Embrapa Nacional e de Dourados
Nacionalmente, empresa pública faz 50 anos; unidade local, conhecida como Agropecuária Oeste, completa 48
Foto: Nilton Pires/Embrapa
12/06/2023 11:48

Pelos relevantes serviços prestados ao agronegócio nacional, a Câmara Municipal de Dourados fará entregas de diplomas para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que comemora dois de seus jubileus – o de ouro (50 anos de fundação da Embrapa Nacional) e o de granito (48 anos de fundação da Embrapa Agropecuária Oeste, sediada em Dourados).

A sessão solene ocorrerá amanhã (13), a partir das 19h, no Plenário Weimar Gonçalves Torres, onde o agrônomo Harley Nonato De Oliveira, chefe-geral da Embrapa Dourados e doutor em entomologia, receberá o título de cidadão douradense. Também serão entregues moções honrosas a: os aposentados Ademar Roque Zanatta, Clarice Zanoni Fontes, José Ubirajara Garcia Fontoura e Salvador Augusto Maciel Ribeiro; os funcionários Carlos Ricardo Fietz, Carmem Regina Pezarico, César José da Silva, Erica Alves da Silva Bonin, Ilson França Soares, Ivo de Sá Mota, João Carvalho, Luís Armando Zago Machado, Mario Paes Kozima, Marisa Ferreira dos Santos, Martha Rita Fernandes Ventura, Mauro Alves Junior, Michely Tomazi, Ruberlei de Oliveira Bueno e Sebastião de Oliveira Alencar.

A Embrapa

Empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, a Embrapa foi criada para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. Ela tem o desafio constante de garantir ao Brasil segurança alimentar e posição de destaque no mercado internacional de alimentos, fibras e energia.

Há 50 anos, a Embrapa, juntamente com produtores rurais, universidades, instituições públicas, empresas e sociedade civil, têm transformado a agricultura brasileira. Apoiados no uso e desenvolvimento de ciência, combatem a escassez de recursos e condições desfavoráveis de produção para tornar o Brasil um dos maiores produtores mundiais de alimento.

A pesquisa agropecuária da Embrapa está desenvolvendo modelos de produção mais inclusivos e sustentáveis, está atenta para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e atuante para atender mudanças que passam pela digitalização do campo e por mudanças no mercado consumidor.

A Embrapa Agropecuária Oeste aprimora sistemas produtivos das cadeias de produtos agropecuários mais relevantes de Mato Grosso do Sul, do oeste paulista e do noroeste paranaense. Seus trabalhos são integrados, abrangendo as diversas disciplinas das Ciências Agrárias, tendo como objetivo maior a sustentabilidade dos sistemas de produção predominantes.

A Embrapa sediada em Dourados desenvolve pesquisas nos principais sistemas de produção sustentáveis, dentre eles: sistema de plantio direto, integração lavoura-pecuária-florestas, manejo integrado de pragas e doenças, cultivos consorciados e sistemas agroecológicos.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD