Sergio Nogueira requer implantação de Medicina, Terapia Ocupacional e Fono na Uems
Necessidade da criação dos novos cursos será debatida em audiência pública hoje (11), às 19h
Vereador Sergio Nogueira propõe audiência para debater implantação de cursos em Dourados
Foto: Francielle Grott/CMD
11/04/2023 08:55

O vereador Sergio Nogueira (PSDB) solicita a implantação de três cursos na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), câmpus de Dourados: Medicina, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. Os objetivos são ampliar a oferta de graduações em saúde no Estado e atender a crescente demanda por profissionais qualificados nessa área do conhecimento. E, para debater o tema e as reais necessidades, hoje (11) será realizada uma audiência pública, às 19h, na Câmara Municipal.

Segundo o parlamentar, a criação desses cursos beneficiará tanto os estudantes quanto a população em geral. “A Uems tem um papel fundamental no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, e a implantação desses cursos é uma forma de contribuir à formação de profissionais qualificados e ao fortalecimento da economia local”, afirma. E a Uems, como referência nacional em ensino superior público, gratuito e de qualidade, poderá ser ainda mais fortalecida como polo de formação de profissionais de saúde.

A implantação do curso de bacharelado em Medicina, em especial, é vista como uma necessidade urgente, já que o país tradicionalmente enfrenta carência de médicos em diversas regiões. “Muitas cidades não contam com médicos suficientes para atender a população, e a implantação de um curso de Medicina na maior cidade do interior do Estado pode contribuir para a formação de profissionais que atuem nesses locais”, explica Nogueira.

Além disso, a criação dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional e em Fonoaudiologia pode ampliar a oferta de serviços de saúde em Mato Grosso do Sul e contribuir para a formação de profissionais especializados em áreas importantes para a saúde pública. “Dourados é um polo universitário. Os cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, por exemplo, não são ofertados em nenhuma instituição de ensino superior de Mato Grosso do Sul. Temos escassez de profissionais e uma demanda que cresce exponencialmente com o aumento de transtornos que afetam as atividades motora, sensorial, perceptual, cognitiva e até da fala. Por isso, é de extrema importância que sejam abertos esses cursos de graduação. Essa é uma luta que une esforços dos 19 vereadores”, justifica Nogueira.

Antes de propor a audiência pública, o vereador do PSDB encaminhou ofício e requerimento à Uems, ao Governo do Estado, além de enviar ofício à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Audiência pública
Os convidados para ministrar as palestras são: o presidente da Associação Médica da Grande Dourados (AMGD), o médico oftalmologista Guilherme Aprigliano Bonini; a presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento da Terapia Ocupacional, Camila Fernandes Oliveira; e o fonoaudiólogo Ademir Garcia Baena.

A audiência pública será realizada hoje (11), às 19h, no Plenário Weimar Gonçalves Torres da Casa de Leis – Avenida Marcelino Pires, 3.495, em Dourados. Também será transmitida ao vivo pela TV Câmara Dourados. Para se inscrever no evento, clique aqui.