Sergio Nogueira preside Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Nesta segunda, 29, foi realizada a primeira reunião da Frente Parlamentar
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
30/05/2023 11:38

A Câmara de Dourados agora terá a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Transtorno Espectro do Autismo, Síndrome de Down, TDAH, Deficiências e com Doenças Raras. O vereador Sergio Nogueira (PSDB) propositor da Frente, presidirá as atividades, e contará com o apoio de mais quatro vereadores.

A associação, de caráter suprapartidário, é destinada a promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas referentes às pessoas com deficiência. A Frente Parlamentar será composta, ainda, pelos vereadores, Liandra Ana Brambilla (PTB), vice-presidente, Tânia Cristina da Silva (PP), Creusimar Barbosa (União Brasil) e Jânio Colman Miguel (PTB), membros.

“O nosso objetivo é chamar a atenção da população, das Secretarias e do Executivo para essas causas nobres”, afirma Sergio Nogueira. Conforme o presidente do grupo, “em Dourados e em Mato Grosso do Sul temos problemas de acessibilidade, de saúde, de educação e de transporte público para pessoas com Espectro do Autismo, Síndrome de Down, TDAH, deficiências e pouco conhecimento sobre as doenças raras, essas pessoas e seus familiares enfrentam desafios diários no cotidiano, que precisam ser visibilizados para promover a inclusão social”.

A primeira reunião da Frente ocorreu nesta segunda-feira, 29, e contou com a participação de representantes da Apae, da AAGD, de grupos com deficiência visual, Epilepsia e membros amputados. “Vamos nos reunir novamente nos próximos dias pra definir o calendário de atividades de 2023. O intuito é articular com os Conselhos Municipais de Educação, de Saúde e de Assistência Social, e apoiar as instituições que defendem a causa da pessoa com deficiência. Foi uma reunião muito produtiva que marcou o início dos trabalhos e desejamos apresentar, em breve, soluções para as demandas que se apresentarem”, enfatiza Sergio Nogueira.