Sem efetividade nas respostas, Elias Ishy cobra Assistência Social
Desde março, vereador questiona sobre funcionamento dos Cras e efetivação das emendas que destinou
Ishy em visita ao Cras do Jóquei Clube, no início do ano, com seu chefe de gabinete, Natal Ortega (à esq.)
Foto: Arquivo/Assessoria
22/11/2023 10:40

O vereador Elias Ishy (PT) tem buscado respostas sobre o funcionamento dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e a efetivação das emendas impositivas destinadas às unidades desde 2022. Os requerimentos enviados desde o ano passado destacam diversas questões relacionadas à política de assistência social em Dourados.

No que diz respeito às emendas impositivas, o vereador questiona o motivo pelo qual as destinadas por ele aos Cras da Aldeia Bororó e dos bairros Vila Cachoeirinha, Vila São Francisco (Canaã 1) e Jardim Jóquei Clube ainda não foram repassadas. Além disso, busca informações sobre ações realizadas pela gestão para a execução dessas e solicita o encaminhamento do cronograma de repasses, bem como a agenda das atividades previstas.

Sobre o funcionamento, solicita informações sobre diversos aspectos relevantes para a eficiência dos serviços prestados à comunidade.  No que se refere às melhorias, o vereador questiona se as benfeitorias previstas para enfrentar furtos e roubos foram executadas, quais unidades receberam pinturas e melhorias na segurança e solicita o encaminhamento de um cronograma das próximas intervenções nos prédios das unidades.

Quanto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Ishy busca informações sobre quais unidades o oferecem, quais não possuem profissionais e elenca motivos e previsões para cedência, contratação e/ou realização de concursos públicos. No que se refere ao Cras Guaicurus, no Jardim Água Boa, indaga sobre o status do projeto da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) para a efetivação de um local para atendimento e questiona se há tratativas para locação de imóvel na região para atender a população local.

Em requerimento de 2022, o parlamentar tratou dos valores repassados pelos governos federal e estadual para a política de assistência social no município, a composição de profissionais nos Cras, estudos para reformas na infraestrutura desses espaços, a suspensão de entregas de cestas básicas às famílias carentes desde março daquele ano, a lista dos veículos disponibilizados para os serviços de atendimento à comunidade, e a insuficiência de recursos para a realização adequada do SCFV e do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho).

Nesse quesito, a prefeitura respondeu que estava articulando a cedência de profissionais e realização de concurso. Afirmou, ainda, que o serviço de cestas foi interrompido devido à necessidade de um novo processo de licitação e que o número de veículos atendia a necessidade dos serviços. Que os recursos do SCFV sofreram baixa por apenas dois Cras o executarem (Vila Vargas e Cachoeirinha), além de encaminharem valores e tabelas de repasses.

Ishy destaca a importância dessas informações para garantir a transparência e a eficácia das ações voltadas à assistência social no município de Dourados, reforçando a expectativa da população por esclarecimentos e medidas concretas para melhorias nesse setor essencial.