Rogério Yuri solicita a criação da Patrulha Maria da Penha em Dourados
Na tribuna, vereador Rogério Yuri explica projeto da Patrulha Maria da Penha
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
08/02/2022 10:12

Uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos já foi vítima de violência, seja ameaça, constrangimento, manipulação, isolamento, controle do seu dinheiro, exposição da sua vida íntima e agressão física. Diante do aumento expressivo de casos, principalmente durante a pandemia, o vereador Rogério Yuri (PSDB) solicitou, durante a 1ª sessão ordinária de 2022, realizada nesta segunda-feira (7), a criação da Patrulha Maria da Penha na Guarda Municipal, com objetivo de aprimorar as ações voltadas a proteção à mulheres vítimas de violência doméstica, em Dourados.

Só no ano passado, no município, 249 mulheres foram atendidas por agentes da Guarda, vítimas de algum tipo de violência. Atuação que resultou na prisão de 100 agressores. Destes, 20 estavam descumprindo medidas protetivas. "A criação da Patrulha Maria da Penha visa assegurar um atendimento rápido, humanizado e qualificado às vítimas", justifica o parlamentar.

Ainda segundo vereador, o trabalho irá ajudar na prevenção e na quebra do ciclo de violência, "impedindo que esses atos contra as mulheres se perpetuem. Portanto, para acelerar a instituição da Patrulha, envio junto a minha solicitação o projeto de lei pronto para apreciação e apresentação por parte do Executivo”.