Rogério Yuri pede mais faixas de pedestres elevadas em Dourados
“Ao elevar passagens, pedestres atravessam vias com absoluta segurança, sem competirem espaço com veículos”
Foto: Francielle Grott/CMD
17/08/2023 11:24

O vereador Rogério Yuri (PSDB) está cobrando da Prefeitura de Dourados mais investimentos em infraestrutura de mobilidade urbana, por meio das instalações de faixas de pedestres elevadas. A ideia é garantir mais segurança e preservar as vidas de milhares de cidadãos douradenses e de demais pessoas que circulam pelas imediações de escolas, repartições públicas e por outros locais de grande movimentação.

“Com o aumento constante do tráfego urbano e a necessidade de proteger pedestres, as faixas elevadas são solução crucial para garantir segurança”, contextualiza. “Estatísticas recentes mostram que um número significativo de acidentes ocorre perto de escolas, repartições públicas e áreas de grande fluxo, com consequências muitas vezes trágicas. Crianças, idosos e outros grupos vulneráveis são particularmente afetados”.

O urbanista e vereador entende as passagens elevadas como uma resposta direta à prevenção de problemas. Afinal, “ajudam a conscientizar os motoristas sobre as presenças de pedestres e a necessidade de reduzirem a velocidade”, além de que essas estruturas também impactam positivamente na mobilidade urbana ao “promoverem circulação mais intuitiva e tranquila, e ao criarem espaços mais amigáveis para todos, proporcionando bem-estar e qualidade de vida urbana”, conforme o parlamentar.

Educação para o trânsito – Com uma visão macro acerca da dinâmica de transporte e mobilidade urbana, Yuri determina que as faixas de pedestres elevadas não devem apenas ser instaladas, mas associadas à realização de campanhas de conscientização, promovidas pelo poder público, sobre o quão importante é que todos respeitem as leis de trânsito e, juntos, construam e mantenham uma convivência harmoniosa entre pedestres e condutores.