Rogerio Yuri leva denúncia de moradores do Itahum à tribuna da Câmara de Dourados
Rogério Yuri sugere substituição de médica que atende no posto de saúde em Itahum
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
19/03/2024 11:12

Ao utilizar a tribuna da Câmara de Dourados para apresentação de suas proposições, na sessão desta segunda-feira (18), o vereador Rogério Yuri (PSDB), abriu um parênteses para levar ao conhecimento de seus pares a indignação de moradores do distrito do Itahum em relação a atitudes de uma profissional médica que atende na UBS daquele distrito.

De acordo com o vereador, há uma reclamação repetida várias vezes por diversas pessoas nos últimos meses quanto à conduta da médica que atende na Unidade Básica de Saúde do distrito. “Os relatos vão desde a rispidez no relacionamento médico/paciente até a recusa de atendimento, ignorando o direito constitucional básico quanto aos serviços mínimos de saúde ao cidadão”, revelou.

Yuri contou que na sexta-feira, 15 de março, moradores revoltados se aglomeraram na Unidade Básica de Saúde, obrigando a médica a se esconder, temendo uma atitude violenta da população, que prometia impedir o funcionamento do posto na segunda-feira se não fossem ouvidos.

Segundo Yuri, esse reiterado mau atendimento já teria sido levado por ele próprio à secretaria de saúde, por meio de áudios e mensagens de texto por ele recebidos e que o secretário de saúde acompanhava o caso à distância e já teria feito o compromisso de fazer a substituição da médica em questão.

Diante disso e afim de melhorar o atendimento prestado àquela comunidade, o vereador Yuri fez indicação ao prefeito Alan Guedes, com cópias aos secretários Wellington Rocha de Lima (Governo e Gestão Estratégica) e Waldno de Lucena Junior (Saúde), sugerindo que seja viabilizada a contratação ou a disponibilização de um médico clínico geral para, em substituição à médica, passe a atuar com a máxima urgência na UBS do distrito de Itahum.