Rogério Yuri destaca importância do radioamador para a sociedade
- É de autoria do vereador lei que insere o Dia do Radioamador no calendário oficial de eventos do município -
Vereador Rogério Yuri reuniu grupo de radioamadores para discutir criação de associação da categoria
Foto: Assessoria
06/11/2023 10:19

Um ano depois de ter inserido no calendário oficial de eventos do município, por meio da Lei 056/2022, o Dia do Radioamador, o vereador Rogério Yuri (PSDB) se reuniu com um grupo de operadores da região para celebrar a data e traçar metas para dar continuidade aos serviços prestados à sociedade.

Os radioamadores, também conhecidos pela sociedade como PX, usam tecnologia de rádio para se comunicarem uns com os outros e, muitas vezes, desempenham papéis vitais em situações de emergência, na pesquisa científica e no serviço público.

Para Yuri, uma das contribuições mais significativas dos radioamadores é sua participação nas operações de comunicação em situações de emergência. “É aí que os radioamadores entram em ação. Radioamadores constroem e operam estações de rádio personalizadas, antenas e outros equipamentos”, ressaltou o vereador, que recepcionou os operadores neste domingo (05).

O vereador diz ainda que muitas inovações tecnológicas, hoje comuns na comunicação, como o uso de redes digitais, começaram como experimentos de radioamadores. “Hoje os radioamadores podem contribuir para o monitoramento de condições meteorológicas extremas, como tempestades solares, o que é importante para prevenir interrupções nas comunicações e sistemas de energia, se envolvem em serviços públicos e atividades comunitárias”, observa.

“Além disso, muitos radioamadores participam ativamente de organizações de voluntariado e grupos de resgate comunitários. Grande parte é de anônimos, que dedicam seu tempo e conhecimento em prol do bem-estar da sociedade”, completou Rogerio Yuri ao abrir reunião que discutiu a criação de uma associação da classe, uma rede regional de emergências no município.

Os radioamadores aprendem princípios de eletrônica, regulação de radiofrequência, protocolos de comunicação e habilidades de resolução de problemas, submetidos a provas na Agencia Nacional de Telecomunicações para o devido licenciamento. Muitas organizações de radioamadores oferecem cursos e exames que concedem licenças para operar estações de rádio, incentivando a educação e a formação técnica.

A região da Grande Dourados foi, durante muitos anos, sede de uma repetidora dos radioamadores, usada para tais operações, há décadas, em uma torre cujo espaço privado fora cedido sem custos para sua instalação, servindo também a Manchete TV, Corpo de Bombeiros, Internet e à Defesa Civil, entre várias outras necessidades de ordem e serviços sociais.

A iminência de a torre ser retirada da localização atual motivou um grupo de radioamadores a procurarem o vereador Rogério Yuri, com propósito de garantir que a torre não seja desativada, no máximo relocada, diante de sua indiscutível utilidade em tempestades e panes, quando os sistemas de comunicação popular simplesmente deixam de funcionar.