Rogério Yuri comemora reforma de escola no distrito de Itahum
Rogerio Yuri destacou que reforma de escola é uma conquista de seu mandato e de todos da comunidade de Itahum
Foto: Divulgação/Assessoria
01/06/2022 16:40

No dia 26 de outubro do ano passado, o vereador Rogério Yuri (PSDB) usava a tribuna durante Sessão Ordinária na Câmara para solicitar a reforma da Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja, no distrito de Ithaum.

"A comunidade vem há tempos pedindo a reforma dessa escola, sem obter sucesso. É preciso uma reestruturação geral nesta unidade escolar. Venho aqui reforçar o pedido, que já havia sido feito em maio, durante agenda com o então secretário de infraestrutura, Eduardo Riedel, em Campo Grande", destacou o vereador na ocasião.

Sete meses depois, Yuri anuncia que o local vai ser revitalizado. "Fico feliz e honrado de dar essa notícia a todos de Itahum. A Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja será reformada, a partir de julho. Um pedido do meu mandato e uma conquista de todos”.

Conforme o planejamento, para garantir a segurança dos alunos e não atrapalhar o andamento do calendário letivo, um novo local já está sendo providenciado para o funcionamento da escola durante o período de reforma. O vereador também destacou que o trabalho incansável e de cobrança constante foi essencial para viabilizar a obra.

"A indicação foi encaminhada ao governador Reinaldo Azambuja e para secretaria de infraestrutura, que estava no comando de Eduardo Riedel. O pedido foi feito pessoalmente aos dois, aqui em Dourados, em novembro do ano passado, durante a assinatura de autorização de abertura de licitação para duplicação da Avenida Coronel Ponciano. Inclusive neste dia, a diretora da escola, Maria José Lins, estava comigo e reiterou a necessidade do pedido. Não satisfeito, novamente em abril deste ano, enviei um ofício para a Secretaria Estadual de Educação cobrando uma resposta sobre a necessidade da reforma da escola. E a notícia que todos nós aguardávamos, finalmente chegou".

A escola distrital possui mais de 40 anos de história e atende aos estudantes em Itahum e também na zona rural. O local passou por poucas intervenções ao longo dos anos.

"A nossa escola é referência para a comunidade. Hoje atendemos cerca de 300 jovens, entre 11 a 17 anos de idade e oferecemos ensino fundamental do 6° ao 9° ano e ensino médio com qualificação profissional. E apesar das pequenas manutenções que fazemos, a reforma é uma necessidade urgente", ressaltou a diretora da unidade, Maria José Lins.

Ainda segundo Maria, a nova estrutura da escola vai contribuir para melhorar ainda mais a aprendizagem dos alunos. "Se você está em ambiente bonito, arejado e adequado é lógico que você vai produzir mais e melhor. Com certeza isso vai influenciar no rendimento de todos que são atendidos aqui".