Rogério Yuri cobra que prefeitura instale unidade de saúde na Vila Roma
Vereador do PSDB faz indicação em tribuna, ontem (29), solicitando urgência
Foto: Francielle Grott/CMD
30/05/2023 12:21

O vereador Rogério Yuri (PSDB) abordou, na 17ª sessão ordinária, na noite de ontem (29), a importância e os benefícios de se implantar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Vila Roma de Dourados ou em bairros vizinhos, para facilitar o acesso a cuidados médicos, melhorar a qualidade de vida dos moradores e promover um desenvolvimento sustentável. O parlamentar fez essa indicação à prefeitura solicitando urgência.

A região da Vila Roma tem apresentado um rápido crescimento nos últimos anos e, conforme Yuri justifica, esse “aumento do número de residentes resulta em uma maior procura por serviços de saúde, fazendo-se importantíssimo um posto de saúde capaz de atender essa demanda, fortalecer a coesão social e evitar sobrecargas em outros postos”, sobretudo a UBS Seleta, no Jardim Flórida, e a unidade do Parque do Lago 2.

Atualmente, quem mora na Vila Roma ou nas imediações precisa se deslocar a outros bairros de Dourados para passar por consultas médicas, atualizar o cartão de vacinação e receber cuidados primários. “A saúde é fundamental ao bem-estar da comunidade, e o acesso a serviços de saúde de qualidade é essencial para garantir a prevenção, o tratamento e a promoção da saúde. No contexto de uma região em crescimento, é importante avaliar a necessidade de um novo posto”, argumenta o psdbista.

As UBSs são o primeiro local que o cidadão deve procurar para participar de campanhas de conscientização e prevenção, bem como programas de vacinação, rastrear eventuais riscos e doenças e receber aconselhamentos sobre hábitos saudáveis. “A nova UBS geraria um impacto social significativo. Além de melhorar a saúde da comunidade, promoveria a sensação de pertencimento e cuidado, fortalecendo os laços entre os moradores”.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD