Ramim pede asfalto no trecho entre o aeroporto e a BR-463
25/03/2019 07:23

25/03/2019 07h22 - Por: Assessoria

Na sessão da Câmara Municipal de hoje (25), o vereador Romualdo Ramim (PDT) vai apresentar indicação à Prefeitura de Dourados e ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul solicitando a realização de obras de pavimentação asfáltica do trecho localizado entre o Aeroporto Francisco de Matos Pereira e a BR-463, que liga Dourados à Ponta Porã e outros municípios da fronteira.

Com aproximadamente seis quilômetros de extensão, a via é muito utilizada pelos moradores do distrito de Itahum e da região da cidade universitária para terem acesso à BR-463. Ainda, quem reside no município de Ponta Porã e região também utilizam a via para chegar ao aeroporto.

"O Aeroporto de Dourados é um dos maiores e mais bem equipados do interior do Estado, homologado na ANAC para aviões do tipo Boieng 737 ou AirBus A320, com peso até 70 toneladas. Isso intensifica o tráfego na vias de acesso ao Aeroporto, e esta é a que está em pior situação, necessitando de maior atenção do Poder Público", explicou o vereador.

Ramim destacou também as obras de ampliação do aeroporto, que serão realizadas pelo Exército, que vai aumentar ainda mais o tráfego da via. "Dourados terá a segunda maior obra em aeroportos regionais do país. O investimento faz parte do Programa Federal de Auxílio aos Aeroportos [PROFAA] e serão investidos no Aeroporto de Dourados ao todo mais de R$ 65 milhões".

A ampliação demandará recursos de R$ 49 milhões para obras de infraestrutura sob a responsabilidade do Exército Brasileiro, por meio de convênio TED e mais R$ 16 milhões para a Prefeitura de Dourados para construir o terminal modelo III, o maior previsto no programa, com 2.600 metros quadrados.

Atualmente os equipamentos atuais do aeroporto de Dourados não permitem pousos e decolagens na chuva e em outras situações de mal tempo. Os investimentos permitirão o uso do aeroporto em situações mais adversas de clima e o pouso dos aviões Boeing 737-800.

Pelo fato da via ser municipal, o parlamentar sabe que para a realização da obra de pavimentação asfáltica será necessário buscar apoio dos Governos Estadual e Federal e já iniciou a articulação política, com o objetivo de mobilizar para a importância desta melhoria para o desenvolvimento do município.

Com a ampliação, Aeroporto de Dourados terá fluxo maior e via de acesso necessita de melhorias emergenciais (Foto: Gleiber Nascimento)