Pudim: nenhuma escola municipal tem prevenção contra incêndio e pânico
Vereador vê negligência por parte da prefeitura e cobra que medidas sejam tomadas
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
23/05/2023 10:24

O vereador Márcio Pudim (PSDB) encaminhou requerimento ao prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), para buscar esclarecimentos sobre a situação das escolas municipais em relação a projetos e equipamentos de prevenção contra incêndio e pânico. No entanto, a resposta dada pelas secretarias de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e de Educação (Semed) revela uma realidade preocupante: nenhuma das 46 escolas na zona urbana, nos distritos e na reserva indígena tem esse projeto preventivo.

“Essa informação expõe a negligência da prefeitura em garantir a segurança de estudantes, professores e demais profissionais que frequentam essas instituições”, classifica Pudim. “A ausência de medidas básicas de segurança nas escolas é o reflexo de um problema nacional. Dados nacionais apontam que apenas uma pequena parcela das escolas públicas brasileiras possui estrutura adequada de prevenção contra incêndio”, completa o parlamentar. Em operação recente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por exemplo, todas escolas visitadas por auditores não tinham auto de vistoria do Corpo de Bombeiros.

Para o parlamentar, a resposta da Semed, “que afirma estar realizando estudos técnicos para viabilizar a implantação do projeto nas unidades escolares, soa como uma ação reativa diante de uma problemática que já deveria ter sido solucionada”. Inconformado com a situação, Pudim também discorre que a ausência de um plano efetivo e a falta de fiscalização “revelam a ineficiência e a falta de prioridade dada à segurança nas escolas”.

Diante desse cenário, o vereador de Dourados entende que é necessário que a sociedade cobre das autoridades ações concretas e imediatas para resolver essa “grave lacuna” de segurança. “É imprescindível que a prefeitura assuma sua responsabilidade e adote medidas urgentes para garantir que todas as escolas municipais possuam o projeto”, propõe Pudim.