Projeto de Liandra incentiva diagnóstico precoce de câncer em olhos de crianças
Projeto de Lei da vereadora de Dourados institui Dia Municipal de Conscientização sobre Retinosblastoma
Vereadora Liandra da Saúde apresentou projeto de lei durante sessão de ontem (25)
Foto: Francielle Grott/CMD
26/09/2023 12:36

Com o propósito de promover o debate sobre o retinoblastoma (câncer raro na retina) e a importância do diagnóstico precoce da doença, principalmente em recém-nascidos e crianças com até cinco anos de idade, a vereadora Liandra da Saúde (PTB) apresentou, na sessão ordinária de ontem (25), na Câmara Municipal de Dourados, o Projeto de Lei (PL) 175/23, que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre o Retinoblastoma.

De acordo com o PL, aprovado em 1ª discussão e votação por unanimidade pelos vereadores, fica inserido no calendário oficial de Dourados o Dia Municipal de Conscientização sobre o Retinoblastoma, a ser celebrado anualmente em 18 de setembro – a campanha municipal sobre a importância do diagnóstico precoce ocorrerá nessa mesma semana. Para ser levado à sanção do prefeito, Alan Guedes (PP), o PL precisa ser aprovado em 2ª discussão e votação, o que deve ocorrer na semana que vem.

Retinoblastoma é um tumor maligno raro nas células da retina (parte do olho responsável pela visão) e que afeta um ou os dois olhos. A doença pode causar cegueira e levar à morte; porém, tem chances de cura em até 100% dos casos se for diagnosticada a tempo. Recentemente, o casal de jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert abordou o assunto após a filha deles ter sido diagnosticada com a doença. Inclusive, lançaram uma campanha para alertar pais e cuidadores sobre a importância do diagnóstico precoce.

Ainda segundo o projeto proposto pela vereadora Liandra, Dourados será autorizada a realizar, por meio de cooperação com entidades, atividades que promovam e divulguem a importância de exames oftalmológicos em crianças. “O diagnóstico precoce do retinoblastoma é pré-requisito básico para o sucesso do tratamento. Ele pode ser realizado pelo neonatologista ainda na maternidade, ou nos exames de rotina pelo oftalmologista”, cita o projeto.

Ressalta, também, a importância dos testes clínicos nos olhinhos desde o nascimento, que podem salvar a visão e a vida de uma criança. O teste do olhinho deve ser realizado logo após o nascimento e periodicamente até os cinco anos, faixa etária mais atingida pela doença. Além do retinoblastoma, o exame pode detectar outras doenças, como catarata e glaucoma congênito, cuja identificação precoce possibilita o tratamento no tempo adequado.