Projeto de Laudir que institui a política municipal das cooperativas é aprovado
Projeto segue para sanção do Executivo Municipal
Foto: A.Frota
14/04/2023 10:20

Na 10ª sessão ordinária, realizada na segunda-feira (10), foi aprovado o Projeto de Lei nº 042/2023, de autoria do vereador Laudir Munaretto (MDB), que institui a Política Municipal de Cooperativismo e dá outras providências.

O projeto busca fomentar ações e iniciativas para gerar emprego e renda na região de Dourados, onde estão instaladas cerca de 10 cooperativas, que geram mais de 800 empregos indiretos e, somados, possuem mais de 110 mil cooperados.

O objetivo é assegurar que as cooperativas sejam mecanismos de organização da força de trabalho e reconhecê-las como entidades do sistema econômico e produtivo. Isso garantirá a participação das delas nas licitações municipais.

Ao ser colocada em prática, a ação também tem o intuito de propiciar maior capacitação dos cidadãos pretendentes ou associados das cooperativas; além de desenvolver programas de fomento para capitalizar as cooperativas, inclusive fornecendo estrutura física e operacional.

“Precisamos estimular a forma cooperativa de organização social, econômica e cultural, mas para isso devemos criar mecanismos para amparar os cidadãos que desejem desenvolver as suas atividades dentro do cooperativismo”, afirma Laudir.

O documento foi encaminhado para sanção do Executivo Municipal.