Projeto de Intervenção Pedagógica para Adultos com Deficiência será implantado em Dourados
Vereador Sergio Nogueira e o diretor articularam a ação junto à Secretaria Estadual de Educação
Sergio Nogueira se reúne na escola com a diretoria, representantes da Secretaria Estadual de Educação e pais de pessoas adultas com deficiência
Foto: Assessoria
24/01/2023 08:51

O Projeto de Intervenção Pedagógica para Adultos com Deficiência: ‘Educação ao Longo da Vida’ será realidade no município de Dourados. Um sonho antigo de pais de pessoas com deficiência que será oferecido, a partir de fevereiro, na Escola Estadual Ministro João Paulo Reis Veloso. A iniciativa partiu do desejo de uma mãe, com a articulação do vereador Sergio Nogueira – PSDB – e do diretor da Escola, professor José Carlos Severiano de Souza.

O objetivo principal, conforme o vereador, é promover a educação para pessoas adultas com deficiência que requerem apoios intensos e contínuos. “Uma união de esforços a partir da demanda de uma mãe que resultou nesta importante ação. Fico feliz por ter contribuído, juntamente com o professor José Carlos, para que este projeto fosse implantado em Dourados”, comemorou Sergio Nogueira.

A Secretaria Estadual de Educação – SED – publicou na edição do dia 12 de janeiro do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul a resolução nº 4.135, que autoriza o funcionamento do Projeto. O diretor José Carlos explicou que as atividades promoverão flexibilizações e adaptações significativas. “A ideia é proporcionar continuidade ou primeiro acesso à uma organização curricular que vincula saberes escolares e letramento/funcionalidade, além da convivência entre essas pessoas que, por vezes, não foram possíveis em uma classe comum. O projeto vai atender estudantes adultos com deficiência física, intelectual ou sensorial e deficiência múltipla, que apresentam necessidades educacionais”, destacou.

Como tudo começou

Claudia Alves Barbosa é mãe da Mariana Alves Barbosa, jovem autista que já concluiu o Ensino Médio. Preocupada com o futuro da filha, procurou Sergio Nogueira para uma alternativa de ajudar a filha que estava “ociosa”. “Vivemos em uma sociedade ainda cheia de preconceitos e falta de oportunidades. O vereador Sergio nos recebeu em seu gabinete, sendo muito acolhedor, junto à sua equipe, apresentei as dificuldades que estava enfrentando e ele, solidário e atento, juntos iniciamos o embrião do que seria o projeto de jovens autistas e também com déficit que terminaram Ensino Médio e não estão  devidamente preparados para os desafios do mundo”, contou.

Com a demanda, o parlamentar, o diretor da Escola e pais se reuniram com o professor Nei Elias Coinethe de Oliveira, da Coordenadoria Regional de Educação – CRE, que apoiou a iniciativa e foi um elo com a SED-MS na aprovação e implantação do projeto. “Nós só temos de agradecer o empenho e dedicação de todos para a viabilização de transformar esse projeto em realidade”, comemorou Claudia.