Prefeitura responde a Marcio Pudim que não prevê novas obras na Educação com recursos do Fonplata
Márcio Pudim defende a construção de novas unidades escolares para suprir falta de vagas na Rede Municipal
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
19/03/2024 08:37

Em resposta ao requerimento nº 045/2024, apresentado pelo vereador Márcio Pudim (PSDB) durante a 3ª sessão ordinária da Câmara, no dia 19 de fevereiro, o executivo municipal esclareceu que não está prevista a construção de novas unidades escolares, nem de outras obras na área da Educação, a serem custeados com os recursos provenientes do Fonplata. No requerimento o vereador indagava sobre os projetos em andamento ou futuros que poderiam beneficiar a Educação do município pelos recursos destinados ao município, por meio de empréstimo contraído junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata.

Pudim comentou que a informação do Executivo chega num contexto em que a Reme (Rede Municipal de Ensino) enfrenta um grave problema de falta de vagas. “A ausência de investimentos em novas construções escolares, com recursos disponíveis como os do Fonplata, agrava essa situação. Ademais, o Executivo permaneceu silente quanto à possibilidade de obras na área da educação a serem custeados com outros recursos”, mencionou.

Para o vereador, a decisão da Prefeitura de Dourados de não direcionar os recursos do Fonplata para novas construções de unidades escolares pode levantar questionamentos sobre as prioridades estabelecidas pelo Executivo. “A falta de investimento em educação não apenas compromete o futuro das crianças e jovens de Dourados, como também reflete uma falha na responsabilidade do governo em garantir um ambiente educacional adequado e acessível para todos”, entende.

Diante desse cenário – diz Márcio Pudim -, fica evidente a importância do acompanhamento por parte da sociedade civil e dos representantes eleitos para garantir a transparência e a efetividade na aplicação dos recursos públicos, especialmente em áreas cruciais como a educação.