Palestrante da UVB destaca importância do Legislativo para o desenvolvimento da cidade
Palestra hoje na Câmara enfatizou a importância dos servidores no processo legislativo local
Foto: Francielle Grott/CMD
14/09/2023 11:52

O coordenador do Projeto Legislativo na Escola da UVB (União de Vereadores do Brasil), Givanildo da Silva, o ex-vereador e gestor público Gil Gera está em Dourados para um ciclo de palestras enfocando a importância do poder legislativo no desenvolvimento da sociedade. Na manhã desta quinta-feira (14) ele falou para servidores da Câmara Municipal e, à tarde, para alunos das escolas Reis Veloso e Erasmo Braga.

Gil Gera é ex-vereador na cidade de Colombo, região metropolitana de Curitiba (PR) e tem percorrido o país, apresentando o projeto desenvolvido pela UVB com o intuito de levar conhecimento à sociedade, principalmente aos mais jovens, sobre o trabalho do legislador e, ainda mais, tentar desfazer a imagem distorcida e muitas vezes negativa que muitos têm sobre o vereador e a classe política de maneira geral.

No plenário da Câmara de Dourados, Gil Gera falou para um grupo de aproximadamente 60 servidores e reforçou a proposta de união de forças para corrigir distorções, “uma questão cultural que gera o sistema de constrangimento e afeta a todos nós, classe política e também os servidores, que são parte deste processo”.

O coordenador do projeto da União de Câmara do Brasil diz que percorrendo o país tem percebido “enorme carência, não só entre os jovens, de conhecimento e compreensão da função e da importância do poder legislativo no desenvolvimento da sociedade”. O projeto – reforça ele – tem essa missão, “de despertar a curiosidade nos alunos e adolescentes em saber o quanto é importante ter um legislativo atuante e bem preparado para o desenvolvimento de cada município”.

Presidente da Escola do Legislativo em Dourados, o vereador Sergio Nogueira destacou o trabalho que vem sendo realizado pelos servidores da Casa anunciou que foi definido pelo presidente Laudir Munaretto o lançamento oficial do projeto na cidade no dia 06 de outubro, com aula inaugural pela presidente da Escola do Legislativo de MS, deputada Mara Caseiro.  O vereador Mauricio Lemes também discorreu sobre as ações e mencionou como “muito importante para a democracia, o conhecimento e a cultura as palestras que a UVB tem levado para os municípios no interior do país”.

Laudir também falou da importância do projeto, reconheceu que o projeto tem desenvolvido “ações extremamente importantes” e destacou, entre elas, o curso preparatório que ofereceu aos candidatos ao concurso público que a Prefeitura de Dourados realiza neste domingo.

O PROJETO

O Projeto Legislativo na Escola foi lançado em abril deste ano, durante a XXII Marcha dos Legislativos Municipais em Brasília/DF e está percorrendo todos os municípios que participaram da edição, levando educação legislativa e cidadania aos estudantes. Em Mato Grosso do sul, pelo menos 10 municípios estão sendo contemplados com a apresentação.

Em Dourados, a Escola do Legislativo ‘Professor Wilson Valentim Biasotto’ foi criada oficialmente por meio do Decreto Legislativo Municipal 1.408/22 e constitui-se ferramenta de transparência, integridade e de promoção de qualidade na prestação de serviços implantado pela Câmara Municipal.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD