Olavo Sul pede prestação de contas de secretários municipais nos distritos e sitiocas
Sugestão do vereador tem como objetivo dar transparência dos serviços da administração municipal à população
Foto: Francielle Grott/CMD
20/03/2023 08:18

O vereador Olavo Sul (MDB) solicitou à Prefeitura de Dourados a presença dos secretários municipais nos distritos e sitiocas. "Sou cobrado com frequência sobre o que a prefeitura pode fazer para garantir melhorias aos distritos, na educação, na saúde, na assistência social, no esporte, mas essas informações são exclusivas de cada secretaria", explica o parlamentar.

Recentemente os vereadores receberam na pré-pauta da Câmara Municipal os secretários Luis Gustavo Casarin (Obras) e Romualdo Diniz (Serviços Urbanos), que apresentaram os trabalhos em andamento e justificaram o motivo de obras estarem paradas - a maioria por falta de destinação de recurso federal.

Uma das lutas do vereador é pela reforma do posto de saúde da vila São Pedro. Em 2018, Olavo Sul destinou R$ 30 mil de emenda impositiva para reforma da unidade, no entanto, até hoje não teve uma resposta se a obra vai sair. Cada vereador pode indicar R$ 100 mil por ano para ser revertido às áreas de assistência social, educação e saúde.

"Toda semana eu faço cobranças à administração municipal no plenário da Câmara. Também encaminho ofícios e requerimentos à prefeitura pedindo explicações sobre projetos, obras, se os distritos e a cidade vão ser atendidos com demandas da comunidade. Ainda indico serviços a serem realizados, seja de tapa-buraco, reforma de posto e de escola, mas as respostas que chegam até meu gabinete pela prefeitura não são suficientes para esclarecer dúvidas para passarmos à população de forma clara e explicativa", justifica Olavo Sul.

Para o vereador, se o secretário de saúde, por exemplo, fizer uma reunião com as comunidades dos distritos e das sitiocas, seria mais prático e transparente esclarecer as dúvidas dessas populações. "Os questionamentos são muitos, mas o vereador não tem acesso o que cada secretaria está fazendo e quais as dificuldades que elas têm", diz Olavo Sul.

O vereador destacou a presença dos secretários Luis Casarin e Romualdo Diniz na Câmara, a primeira da atual gestão com os parlamentares. "Foi muito produtiva, esclarecedora, tanto que foi unânime entre os demais vereadores para que se tenha essas reuniões com secretários das demais pastas, mas eu peço que se amplie de forma a atender os distritos e até mesmo a cidade", ressaltou Olavo Sul.