Olavo Sul pede plano de evacuação para incêndio e violência nas escolas
Vereador diz que plano de emergência diminui probabilidade de acidentes na escola e ajuda a garantir segurança de alunos e educadores
Foto: Francielle Grott/CMD
10/11/2023 10:33

O vereador Olavo Sul (MDB) pediu ao poder público municipal de Dourados a criação de um plano de evacuação nas escolas em casos de incêndio e violência. Em maio deste ano, quando ocorreram boatos de atentados contra escolas, ações pontuais foram realizadas para garantir mais segurança. “É preciso um trabalho continuo”, diz o vereador.

O plano de emergência, conforme Olavo Sul, é fundamental para diminuir a probabilidade de acidentes na escola e ajudar a garantir a segurança dos alunos e educadores. Para isso, deve ser instituído um conjunto de medidas de autoproteção, que começa com a prevenção e o planejamento e vai até a atuação em caso de emergência.

Além de garantir tranquilidade à comunidade escolar, o plano também cria uma cultura de segurança, interiorizando nas pessoas envolvidas procedimentos e comportamentos como medidas de prevenção. “Em uma emergência é preciso saber não apenas aonde ir, mas em quanto tempo e quais as rotas mais seguras”, diz Olavo, que também é guarda municipal.

Recentemente, o parlamentar encaminhou requerimento à Secretaria Municipal de Educação de Dourados para saber se há projeto para criação de um plano de segurança.