Olavo Sul pede equipe médica e de enfermagem para vila São Pedro e Panambi
Vereador Olavo durante agenda no posto de saúde de Panambi
Foto: Francielle Grott/CMD
10/03/2023 09:21

Sem médico há mais de um mês e com revezamento de equipe de enfermagem há duas semanas entre os postos de saúde dos distritos de vila São Pedro e Panambi, o vereador Olavo Sul (MDB) cobra da Secretaria Municipal de Saúde a regularização de profissionais com urgência. Esta semana o parlamentar esteve nas unidades e constatou que os postos estão funcionando de forma parcial.

"Precisamos regularizar os atendimentos, porque os postos de saúde são os espaços onde os moradores dos distritos têm onde recorrer quando necessitam de assistência médica. A UPA na cidade fica muito distante, por isso é preciso regularizar a contratação de profissionais com urgência", explica Olavo Sul.

Até o final de janeiro, os dois distritos eram atendidos por um médico, que revezava o atendimento entre as duas unidades de saúde. Com a saída do profissional, os postos ficaram somente com a equipe de enfermagem. Porém, há duas semanas, o posto do Panambi também deixou de ter a enfermagem.

Como não foi contratado um novo profissional, comunicação interna da Secretaria de Saúde, de modo informal, recomendou que a enfermagem da Vila São Pedro passasse a atender no Panambi. Com isso, cada posto de saúde passou a funcionar apenas em meio expediente, sendo a São Pedro das 7h às 11h às segundas, quartas e sextas-feiras e, das 12h às 16h, às terças e quintas. Já no Panambi o horário de atendimento à população ficou assim: 7h às 11h às terças e quintas e, das 12h às 16h, às segundas, quartas e sextas-feiras.

Conforme apurou Olavo Sul junto às comunidades, no período que não tem a equipe de enfermagem, os postos permanecem abertos apenas com recepcionista e agentes de endemias, profissionais que não prestam assistência de saúde à população. Se um paciente procurar as unidades nesse período, são recomendados a procurar a UPA - distante a cerca de 16km de São Pedro e 25 km de Panambi.

Olavo Sul encaminhou a demanda das comunidades à Secretaria de Saúde. Ele também solicitou uma reunião para encontrar uma saída sobre a falta de equipe médica e de enfermagem nos postos dos distritos São Pedro e Panambi.