Olavo Sul comemora reajuste de adicional de operações especiais da Guarda Municipal
Decreto aprovado na Câmara traz valorização aos Guardas Municipais, diz Olavo Sul
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
20/03/2024 09:23

O vereador Olavo Sul (MDB) comemora a aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 02 de março de 2024, que altera dispositivo em lei complementar que institui a organização da Guarda Municipal, o regime jurídico e o plano de cargos, carreiras e remuneração.

A proposta entregue na Câmara Municipal pelo prefeito Alan Guedes concedeu reajuste ao adicional de operações dos guardas municipais, de 30% para 40%. Levado ao plenário nesta segunda-feira (18), foi aprovado pelos 19 vereadores.

"Isso mostra a valorização da categoria. Eu sempre falo que a Guarda Municipal está muito bem equipada, aparelhada e reconhecida nacionalmente pelo trabalho de excelência que desenvolve. Mas precisávamos reconhecer essas conquistas, ao longo de 28 anos, por meio da valorização dos profissionais, e esse projeto de lei complementar veio para mostrar esse valor. Lutamos por um percentual maior, mas os 10% conquistados foram o que o atual limite prudencial do município permitiu", diz Olavo Sul, que também é guarda municipal.

Uma comissão formada por guardas municipais, diretoria, sindicato e o vereador Olavo Sul realizou várias tratativas com o Executivo. "Agradeço a sensibilidade do prefeito Alan Guedes por atender à reivindicação da categoria. Em uma nova oportunidade poderemos voltar a discutir o reajuste", avalia o vereador. Conforme o decreto, o percentual adquirido começa a valer a partir de novembro deste ano.

Ao encaminhar o decreto à Câmara, o prefeito justificou que o projeto teve como proposta valorizar os guardas municipais que no exercício de suas competências colaboram ou atuam conjuntamente com órgãos de segurança pública da União e do Estado, evidenciando maiores riscos, sendo devido haver maior reconhecimento e valorização dos servidores de carreira.