Olavo pede informações sobre distribuição de cestas básicas a indígenas
Vereador quer saber se famílias recebem acompanhamento e se cestas são entregues mensalmente
Foto: Francielle Grott/CMD
13/06/2023 09:31

O vereador Olavo Sul (MDB) solicitou à coordenação da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Dourados informações sobre como funciona o processo de distribuição de cestas básicas à reserva indígena do município. Muitas famílias vivem em acampamentos e algumas delas passaram a morar em comunidades na área urbana.

Na semana passada, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou a distribuição de 27.005 cestas de alimentos a 5.401 famílias indígenas em situação de insegurança alimentar e nutricional em Mato Grosso do Sul. Os alimentos foram adquiridos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

A distribuição ocorreu um mês após a morte por desnutrição de um bebê de um ano e três meses que vivia em uma comunidade urbana de Dourados. “Após este acontecimento, no início de maio, inúmeras entidades chamaram a atenção para o caso. Precisamos saber, na prática, como funciona essa distribuição de alimentos, se essas famílias em situação de vulnerabilidade recebem visita de assistente social”, diz o vereador.

Olavo Sul quer saber, ainda, se a entrega de alimentos ocorre de forma mensal e se há um acompanhamento das famílias. Dourados possui a maior reserva indígena urbana do país, com mais de 18 mil moradores, população maior do que a de muitos municípios sul-mato-grossenses.