No Dia Municipal do Voluntariado, Olavo Sul convida população a combater escorpiões
Vereador Olavo Sul vai solicitar à prefeitura mutirão de limpeza em espaços públicos da cidade
Foto: Assessoria
28/08/2023 08:24

O Dia Municipal do Voluntariado é celebrado nesta segunda-feira (28) em Dourados. Autor da Lei que instituiu a data na cidade, o vereador Olavo Sul (MDB) convida a população a fazer uma tarefa que começa dentro da própria casa: limpeza de terrenos para evitar infestação de escorpião. 

Conforme a Vigilância Epidemiológica municipal, o número de notificações de acidentes com escorpiões quase dobrou neste ano em comparação ao ano passado. Em 2022 foram registradas 55 notificações em Dourados, enquanto que, em oito meses de 2023, já foram contabilizados 95 casos.

"Estamos em período de reprodução de escorpiões, por isso temos que ter atenção redobrada. A limpeza de quintais para impedir o acúmulo de entulhos, locais que podem atrair insetos que são fonte de alimento de escorpiões, é de extrema importância. Vamos nos doar na limpeza de nossas casas, quintais, bem como zelar pelo nosso bairro para evitar formação de lixões", alerta o vereador.

Ele lembra que, na semana passada, um menino de 5 anos morreu no hospital na cidade de Ribas do Rio Pardo após ser picado por um escorpião. O animal peçonhento estava escondido dentro do calçado da criança. "Temos que ter muita atenção. Além da limpeza é importante tampar a abertura de ralo, pia e tanque, afastar camas de paredes e evitar que cobertores toquem o chão", completou o vereador, que também é Guarda Municipal.

O trabalho voluntário é reconhecido pela solidariedade, dessa forma, Olavo Sul lembra que a população pode colaborar com o poder público, mantendo a cidade limpa, por exemplo. O descarte correto do lixo é uma das medidas que, caso ocorresse de forma consciente, não haveria tantos lixões pela cidade.

Olavo Sul vai solicitar para que a prefeitura desenvolva ações no sentido de promover um mutirão de limpeza em espaços públicos e desenvolva uma campanha junto à população.

Texto/Fonte: Assessoria