Mauricio pede sinalização para ciclistas na MS-162 Guaicurus e João Totó da Câmara
Mauricio alerta para riscos de acidentes com ciclista aos longos das rodovias
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
22/05/2023 11:12

O vereador Mauricio Lemes (PSB) está pleiteando junto aos órgãos competentes do governo do Estado, a colocação de placas indicativas e de advertências na rodovia MS-162 Guaicurus, até a rotatória da Universidade Federal da Grande Dourados, e na MS-162 João Totó da Câmara, até a BR-463. A finalidade é alertar condutores de veículos a manterem o distanciamento de 1,5 metro, diante da presença de ciclistas.

Em indicação ao governador Eduardo Riedel, com cópias ao secretários Pedro Caravina (de Governo) e Hélio Peluffo Filho (de Infraestrutura e Logística, e ao diretor-presidente da Agesul, Mauro Azambuja Rondon, Mauricio Lemes justifica que muitos douradenses utilizam a rodovia diariamente para a prática de ciclismo e a sinalização indicando a presença dos ciclistas dá ao motorista a atenção necessária.

“A instalação dessas placas às margens da rodovia irá oferecer mais segurança e tranquilidade à população, principalmente pela manhã e à noite”, diz, observando que o número de ciclistas vem aumentando consideravelmente, ano a ano. “Enquanto não há sinalização adequada e demarcação de ciclovias, os praticantes deste esporte precisam disputar espaço com motocicletas e automóveis. A situação se agrava diante do tráfego de veículos de grande porte nas rodovias federais e estaduais que cortam o município”, alerta.

Conforme o vereador, a placa educativa a ser colocada deverá trazer a seguinte frase: “Cuidado ciclistas ao longo da rodovia”. A placa de advertência para o distanciamento, conforme o Código de Trânsito Brasileiro no Art. 201, “deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicletas: infração – media; penalidade – multa”.

“O objetivo de nosso pedido é orientar os motoristas para que se atentem aos ciclistas na pista e, desta forma, todos se respeitem e evitem acidentes”, pontua Mauricio Lemes.

LOMBADAS ELETRÔNICAS

Mauricio Lemes também está solicitando à administração municipal que seja ampliado para 30 dias o prazo da fase educativa, logo após o início do funcionamento dos novos redutores e controladores de velocidade no município.

Em indicação ao prefeito Alan Guedes, à diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito), Mariana de Souza Neto, e ao gerente regional de Dourados do Detran, Aparecido Dias Duarte, Mauricio defende que a extensão do prazo de 15 dias da fase educativa para 30 dias, na qual o cidadão que cometer uma infração de velocidade receberá uma carta informando que poderia ter sido notificado.

“A partir desse momento, o cidadão estará ciente de que será notificado oficialmente. Com isso, a intenção é permitir que o cidadão tenha um período maior de conscientização antes de receber a notificação formal da infração cometida”, explica.

O vereador também solicitou, da prefeitura, uma operação tapa- buracos nos bairros Jardim Santa Maria e Parque das Nações II. E, ainda, que seja feita manutenção nos banheiros do Cemitério Municipal Santo Antônio de Pádua.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD