Mauricio pede placas indicativas para proteger cidadãos e animais silvestres
- Vereador também pede serviços de tapa-buracos e limpeza de bueiros e informações sobre reforma no prédio do CCZ -
Vereador Mauricio Lemes é vice-presidente da Câmara de Dourados
Foto: Francielle Grott/CMD
24/10/2023 10:05

O vereador Mauricio Lemes (PSB) levantou esta semana, durante a 36ª sessão ordinária da Câmara de Dourados, uma questão preocupante, que diz respeito aos riscos que o trânsito intenso na Rua Joaquim Teixeira Alves, na região do shopping e do terminal rodoviário oferece às pessoas e também aos animais.

Neste sentido, fez indicação ao prefeito Alan Guedes (PP), com cópia à diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito), Mariana de Souza Neto, solicitando a implantação de placas indicativas alertando para a presença de animais silvestres, principalmente capivaras, transitando pela Avenida Joaquim Teixeira Alves, no trecho entre as ruas Santos Dumont e Sillas Soares Leite, no período noturno.

“É necessária e urgente a instalação das placas indicativas para informar os motoristas a respeito da presença das capivaras e da necessidade de atenção e redução da velocidade. Com isso, podemos evitar atropelamentos como o que aconteceu recentemente no período da madrugada, onde o motorista teve danos materiais e morte de quatro capivaras”, justifica o vereador.

Mauricio explica ainda que a solicitação visa aumentar a segurança no trânsito, proteger a vida selvagem e conscientizar a população da existência de animais. “As placas alertam os motoristas sobre a presença de animais na via durante o período noturno, reduzindo risco de acidentes, com trânsito mais seguro aos munícipes”, pontua.

OUTRAS

Mauricio também indicou à prefeitura que, por meio da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) proceda com operação tapa-buracos na Rua Olga de Lima Melgarejo, entre a Rua Takao Massago e a Rua Vitório Fedrizzi, no bairro Vila Toscana. Também pede tapa-buracos na Via Parque, entre as ruas Raul Gnutzmann e Walmir de Souza Silveira, no Residencial Honório Almirão (Guaçu).

Em ambos os casos, justifica que as vias têm vários buracos e a situação tem causado transtorno e insegurança aos motoristas e pedestres.

Em outra indicação, Mauricio solicita da prefeitura que sejam executados serviços de limpeza em todos os bueiros no Residencial Honório Almirão (Guaçu). “Os bueiros precisam de limpeza e manutenção regular, visando prevenir o acúmulo de resíduos e possíveis obstruções. Isso é essencial para garantir a eficaz drenagem de águas pluviais, prevenindo inundações, odores desagradáveis, a proliferação de insetos e animais que representam riscos à saúde pública”, explica.

Por fim, o vereador do PSB solicita do chefe do executivo municipal, informações sobre o andamento do projeto e o recurso para reforma do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Dourados. Mauricio pondera que é uma informação de grande importância para o mandato parlamentar, pois “trata-se de saúde pública e as instituições protetoras acionaram este vereador referente a essa demanda”.

Ele também lembra que, conforme anunciado na imprensa, no ano passado, a senadora Soraya Tronicke destinou emenda para reforma do CCZ de Dourados.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD