Mauricio Lemes pede manutenção na pista de caminhada do Parque Arnulpho Fioravanti
Vereador também requer informações sobre Núcleo de Educação Indígena e Jogos Escolares Indígenas
Maurício Lemes também pediu recuperação de ruas e requereu informações sobre o Núcleo de Educação Indígena
Foto: Francielle Grott/CMD
30/08/2023 10:58

Com objetivo de melhorar as condições de uso e dar comodidade aos praticantes de atividades físicas, o vereador Maurício Lemes (PSB) está solicitando da Prefeitura de Dourados a manutenção na pista de caminhada do Parque Arnulpho Fioravanti, nas imediações do Terminal Rodoviário “Renato Lemes Soares”.

Em indicação ao prefeito Alan Guedes (PP), com cópias aos secretários Wellington Rocha, de Governo, e Marcio Antônio do Nascimento, de Serviços Urbanos, Mauricio solicita a colocação de pó de pedra em toda a extensão da pista de caminhada no entorno do lago. Justifica que a medida proporcionará uma superfície segura e estável para os usuários, reduzindo riscos de acidentes. “Nas áreas próximas ao lago, o pó de pedra impediria a erosão, protegendo as margens e mantendo a água limpa. Além disso, melhoraria a estética do parque, atraindo mais visitantes e reforçando a imagem positiva da comunidade em relação ao espaço”, salienta.

EDUCAÇÃO INDÍGENA

Mauricio também endereçou requerimento ao prefeito e à secretária de Educação, Ana Paula Fernandes, solicitando informações referentes ao Núcleo de Educação Indígena. Ele quer saber, por exemplo, como funciona a participação do núcleo indígena com a Secretaria de Educação nas decisões relacionadas às escolas indígenas, referente à participação de representantes do Núcleo na elaboração de editais para contratação e ou concursos para profissionais da educação, serviços gerais, dentre outros. Na questão da robótica, questiona se serão destinados kits para as escolas da reserva indígena e, se sim, como e quando serão implantados.

“Sabemos que o Núcleo de Educação Indígena foi implantado para participar e desempenhar um papel fundamental na garantia de uma educação de qualidade e culturalmente relevante para as comunidades indígenas, trabalhando em colaboração com a Secretaria de Educação, pois tem as informações sobre as necessidades das escolas da reserva e quantidades de professores, dentre outros assuntos relacionados a Reserva Indígena de Dourados”, justifica o vereador do PSB.

Mauricio também requer ao prefeito e ao diretor da Fundação de Esportes, Luís Arthur Spínola Castilho, informações referentes aos jogos escolares indígenas. Indaga, por exemplo, quando foi realizado o último Jogos Escolares Indígenas, na Vila Olímpica; qual previsão para o retorno dos jogos; e por que foi retirado do calendário municipal os jogos escolares na aldeia indígena.

“Essas informações são de grande importância, pois a promoção de atividades esportivas e jogos dentro da Reserva Indígena desempenha um papel crucial no desenvolvimento físico, mental e social dos jovens indígenas”, pondera.

“Sabemos que os jogos podem oferecer uma plataforma para que os jovens indígenas se conectem com suas tradições culturais, ao mesmo tempo em que adotam uma abordagem contemporânea para o engajamento saudável e a expressão de suas identidades. Isso pode ajudar a enfrentar alguns dos desafios que as comunidades indígenas frequentemente enfrentam, como o isolamento social, a falta de oportunidades educacionais e a preservação da cultura”, pontua o vereador.

RUAS

Mauricio também fez indicações à Secretaria de Serviços Urbanos solicitando operação tapa-buracos ou recapeamento em todas as ruas do BNH 4º Plano e também na Rua Duque de Caxias, no trecho entre a Avenida Weimar G. Torres e Rua Monte Alegre, na região do Jardim Caramuru, “onde a quantidade de buracos tem causado muitos transtornos, oferecendo, inclusive, o risco de acidentes”.

Por fim, Mauricio Lemes solicitou ao prefeito e seu secretário de Obras Públicas, Luís Gustavo Casarin, o asfaltamento no trecho de 100 metros da Rua Castro Alves, entre as ruas Francisca de Araújo Souza e Cornélia Cerzósimo de Souza, no Jardim Clímax e que liga ao Residencial Guaçu.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD