Mauricio convida núcleo indígena para debater Educação
Vereador Maurício com os professores membros do Núcleo de Educação Indígena
23/08/2023 12:20

Diante da iminente visita de técnicos do Ministério da Educação à reserva indígena de Dourados, para o mês de setembro, o vice-presidente da Câmara Municipal, Mauricio Lemes (PSB) convidou integrantes do Núcleo de Educação Indígena do município para debater questões pertinentes ao setor.

Estiveram com o vereador os professores Aguilera de Souza, Josias Aedo Marques e Edio Felipe Valério, que são membros escolhidos pela comunidade indígena para representá-la no Núcleo da Educação. O Núcleo foi criado na primeira década dos anos 2000 com a finalidade de intermediar as necessidades das aldeias e da administração e também dar apoio aos educadores.

“Trata-se de um canal com a comunidade indígena, na valorização e na defesa dos direitos deles, e que merece nosso apoio. Por isso chamamos os membros deste núcleo para que pudessem expor suas prioridades e as dificuldades que eventualmente possam estar enfrentando para que, juntos, possamos buscar soluções”, diz Mauricio Lemes.

De acordo com o relato dos professores indígenas, o Núcleo de Educação Indígena precisa voltar a ter autonomia em todas as decisões voltadas para as questões da educação escolar indígena no processo pedagógico e administrativo, que faz parte da autonomia de política da educação escolar indígena. “Os professores indígenas precisam de um tratamento especial, principalmente na alfabetização na língua nativa e o Núcleo deseja uma participação efetiva na tomada de decisões”, pontua Aguilera de Souza.

Mauricio Lemes adiantou ao grupo que já tem encaminhamentos a fazer junto à pasta da Educação e acredita que a partir do diálogo será possível construir uma relação positiva, com resultados também positivos, que possam fortalecer a cultura indígena, inclusive, com atividades nas áreas de lazer e de esportes.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD