Márcio Pudim solicita urgência nos serviços de iluminação pública do Parques dos Jequitibás
Marcio Pudim cobra solução para a escuridão no Parque dos Jequitibás
26/03/2022 11:47

Moradores do Parque dos Jequitibás, desde o ano de 2019, vêm sofrendo e buscando solução para a falta do serviço do fornecimento de iluminação pública no bairro, localizado ao lado do Centro Administrativo Municipal (CAM), sede do governo municipal, estádio Douradão e próximo a outros órgãos públicos e empresas.

Ofício encaminhado ao Executivo Municipal no ano de 2019 revelou que do total de 382 postes existentes no bairro, 130 estavam com as lâmpadas apagadas, o que representa 34%, além de dezenas de outros postes sem o braço para instalação de luminária.

Além da cobrança feita via ofício, centenas de moradores, através do serviço de Disque Lâmpadas, também solicitaram a manutenção na rede. Mesmo após várias solicitações, o problema da falta de iluminação pública persiste e, atualmente, de forma ainda mais visível, o grave problema público é preocupante, conforme aponta estudo e mapeamento feitos pela Associação de Moradores do Parque Jequitibás.

Usando alfinetes com cabeça nas cores preta e amarela, levantamento realizado nos dias 22, 23 e 24 de março pela associação de moradores elaborou um novo mapa do bairro, identificando em toda a extensão do bairro Parque dos Jequitibás os postes que estão com a lâmpadas apagadas. Nesse segundo levantamento, constatou-se que do total de 401 postes instalados no bairro, pouco mais da metade estavam com lâmpadas acesas, incluindo aqueles postes em que a iluminação visivelmente está fraca e “acende e apaga, acende e apaga”. Do total, constatou que 186 lâmpadas, ou seja, 46% das lâmpadas do bairro, estavam apagadas.

No mapa é possível fazer essa identificação para revelar a escuridão que o bairro anexo a sede do Poder Executivo Municipal se encontra. Em resposta a requerimento feito pelo vereador Márcio Pudim, foi informado que o saldo atualizado da conta da Cosip (Contribuição Serviços de Iluminação Pública) é superior a 27 milhões de reais, o que justificativa afirmar a ineficiente ou até mesmo a falta de projetos de gestão por parte do poder público.

“Na última sessão da Câmara, fizemos ao Poder Executivo a indicação de serviços de iluminação para o Parque dos Jequitibás e, após, fomos informados, de forma extraoficial, que após o término dos serviços no bairro Canaã III e Terra Roxa, ação dessa natureza iria se concentrar no bairro Parque dos Jequitibás”, revela o vereador Márcio Pudim. “Quero, na pessoa do morador Silvinei, parabenizar a Associação de Moradores do Parque Jequitibás, que efetuou todo esse estudo e, cumprindo com suas atribuições, busca e requer do poder público as melhorias para o bairro Parque dos Jequitibás”, conclui o vereador.