Marcio Pudim cobra cumprimento de Lei que determina intérpretes de Libras em estabelecimentos municipais
Vereador defende que Lei seja cumprida para acessibilidade de comunidade que necessita de Libras
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
14/06/2021 11:38

O vereador Márcio Pudim (DEM) apresentou uma reivindicação para o cumprimento da Lei Municipal n° 3.448 de 2011, que instituiu a implantação da oferta de intérpretes de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) nos estabelecimentos municipais.

A medida foi estabelecida para a inclusão da comunidade de pessoas com deficiências auditivas, TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento) e Altas Habilidades / Superdotação. O requerimento do vereador foi apresentado no dia 24 de maio, também na tribuna da Casa de Leis.

Essa Lei procura, por meio de sua redação, facilitar o atendimento especializado em Libras assegurando realização de concurso público para intérpretes, de modo que possam estar presentes em unidades municipais para garantia do acesso à informação pública.

A reivindicação de Marcio Pudim se deve ao fato de que mesmo com a Lei em vigor, diversos estabelecimentos municipais ainda não contam com a presença de intérpretes, o que dificulta a rotina de acessibilidade para a comunidade que faz uso desse tipo de linguagem.

Conforme o vereador, se faz necessário que a autoridade municipal busque sempre o progresso real e efetivo para os munícipes. Por este motivo, após solicitações da comunidade, Pudim apresentou sua cobrança na disposição de contribuir da melhor maneira com a eficiência da gestão, em favor do interesse da comunidade douradense.

Texto/Fonte: Assessoria CMD