Marcelo Mourão sugere frente parlamentar de vereadores para acompanhar tratativas de levar água para aldeia
Vereador Marcelo Mourão sugere frente parlamentar para acompanhar ações que solucionem a falta de água na Reserva Indígena de Dourados
14/02/2023 08:48

A falta de água nas aldeias de Dourados é um problema enfrentado pelos moradores há muitos anos e, diante de debates ocorridos sobre o tema nesta segunda-feira (13), em sessão ordinária da Câmara de Dourados, o vereador Marcelo Mourão (Podemos) sugeriu uma frente parlamentar de vereadores para acompanhar os trâmites do Governo do Estado visando a solucionar a questão.

“Junta uma comissão de vereadores, forma uma frente parlamentar e pede pro vice-governador (Barbosinha) deixar a frente acompanhar os trabalhos; aí a gente tá fazendo mais que falar, a gente pede para participar também”, destacou enfatizando que “muito se fala do problema, mas ações precisam acontecer”.

A iniciativa do parlamentar acontece após o vice-governador Barbosinha anunciar trâmites no Governo junto a Sanesul e outras instituições para traçar encaminhamentos para que a água chegue aos povos indígenas.

Uma das sugestões dadas por Marcelo Mourão na tribuna é que o Governo do Estado busque um pacto com o Governo Federal para lançar um programa de poços artesianos na reserva indígena de Dourados.

O vereador Marcelo Mourão destacou ainda que tem acompanhado essa problemática de perto, pois constantemente se reúne com a população indígena para acompanhar suas demandas.

“Não podemos mais nos acostumar com essas coisas. Precisamos buscar soluções”, pontuou.

Outra situação que gera transtornos aos povos indígenas, também abordada pelo parlamentar, é a ausência de coleta de lixo na reserva indígena de Dourados. Como o serviço não chega às comunidades, populares acabam por queimar os resíduos em nos quintais de suas residências, o que Mourão destaca como “inaceitável”.

“Precisamos secretários, prefeito, vereadores virarmos a chave a apresentar para pessoas respostas concretas para esses problemas”, destacou.

O gabinete do vereador do Podemos irá enviar um ofício à equipe do vice-governador Barbosinha se colocando a disposição para apoiar e acompanhar as ações para solucionar o problema nas aldeias de Dourados.