Marcelo Mourão propõe parceria entre cidades para construir hospital municipal em Dourados
Vereador propôs que as pessoas fortaleçam o movimento pela unidade de saúde
Foto: Francielle Grott/CMD
30/03/2023 08:30

O vereador Marcelo Mourão (Podemos) utilizou a tribuna da Câmara de Dourados na sessão ordinária desta segunda-feira (27) para defender o envolvimento dos agentes públicos locais e dos 34 municípios do entorno em um movimento que teria como objetivo a construção de um hospital municipal na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. A ideia, segundo ele, é buscar a possibilidade de melhorar os serviços prestados aos douradenses e aos pacientes dos municípios da região que para cá se deslocam diariamente em busca de atendimento médico na rede pública.

“Tive a oportunidade de participar da 9ª Conferência da Saúde que aconteceu aqui em Dourados e pude levar a uma das bancas de trabalho o pedido para que analisassem a proposta de incluir nas ações que forem deliberadas a proposta de construção de um hospital municipal pra cidade de Dourados. E hoje, quero chamar a todos para uma reflexão”, falou.

“Nós sabemos que os postos de saúde são importantes, sabemos que a estrutura precisa melhorar, mas é necessário, fundamental e urgente, que todos nós nos demos as mãos pra levantar esta questão, de se construir um novo hospital municipal que atenda pelo SUS”, convocou.

Mourão citou que o Hospital da Vida está operando com 97 leitos, 20 UTI (Unidades Básicas de Saúde) e dois centros cirúrgicos e sugeriu que é necessário “abrir a discussão de construir um hospital que atenda com pelo menos 120 leitos e 30 UTIs, que tenha pelo menos cinco salas para fazer cirurgias, ao invés de duas apenas”.

Segundo ele, seria uma obra orçada em mais ou menos R$ 40 milhões.  E reforçou sobre a união dos gestores do interior como diferencial.

“Minha proposta é que todos nós, juntos com os prefeitos dos 34 municípios ao nosso entorno, trabalhemos para que seja criada uma associação dos usuários do SUS na cidade de Dourados. Porque basta ir ou passar pelo Hospital da Vida para ver que tem ambulâncias de todos os municípios da região, que trazem pessoas em busca de atendimento, serviço médico, por aqui”, explicou.

O vereador ainda sugeriu que os municípios que utilizam dos serviços do SUS em Dourados façam algum evento para arrecadar recursos para a construção da unidade hospitalar.

“Que comecem a fazer festa, um leilão, alguma atividade para arrecadar dinheiro e ajudar a construir o hospital de Dourados, que eles também usam”, propôs, acrescentando que a Prefeitura de Dourados, “caso não tenha dinheiro para fazer obra desse porte e para não esperar as emendas parlamentares, poderia fazer um levantamento das áreas que tem, e, pelo que apurei, são mais de 400 terrenos, vender a metade em leilão, pegar esse dinheiro e levantar um hospital novo na nossa cidade”, propôs.

Marcelo Mourão disse ainda compreender a importância de se reformar e estruturar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e também a importância de se fazer com que os insumos cheguem nas unidades básicas de saúde, no entanto, frisou “não podemos deixar de pôr em pauta a necessidade de se discutir a construção do hospital municipal, um novo Hospital da Vida (...), porque vai fazer o que o Hospital da Vida já faz, mas em escala maior, em espaço maior, moderno, arrojado, bonito, e entregue para a cidade”.

Mourão ainda citou o hospital regional, em construção pelo governo do Estado, mas insistiu que Dourados precisa ter sua unidade hospitalar municipal. “É importante? É óbvio que é, mas é uma obra do governo do Estado, é o Estado que vai operacionalizar esse hospital. Mas, cadê o nosso hospital, público, municipal, feito pela Prefeitura de Dourados com a participação de todos os agentes públicos dos demais municípios”, ponderou, pedindo que os vereadores e demais autoridades das cidades da região se empenhem neste projeto.